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Voltar Área de conhecimento: Ciências Biológicas
O curso de Ciências Biológicas, bacharelado, propõe-se a capacitar profissionais competentes, capazes de exercer atividades de nível superior de grande complexidade, envolvendo a realização de trabalhos relacionados com estudos, pesquisas, divulgação, assistência, coordenação e assessoramento na área das Ciências Biológicas, tais como: - atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas da Biologia; - desenvolver atividades educacionais em diferentes níveis; - acompanhar a evolução do pensamento científico; - elaborar, executar e aplicar projetos; - desenvolver ações estratégicas para diagnóstico do problema nas diferentes áreas; - prestar assistência e consultoria, dar pareceres e atuar para que a legislação relativa ao meio ambiente, saúde e educação seja cumprida; - atuar em projetos de pesquisas, como pesquisadores ou coordenadores. O curso de Ciências Biológicas, licenciatura propõe-se a capacitar profissionais competentes, comprometidos eticamente com a ciência e a docência. Tal profissional, no desempenho de suas atividades, deve atuar como um agente que não separe, nem discrimine, a ciência técnica da cultura política, mas sim de maneira a possibilitar uma visão globalizante da Biologia e a contribuir tanto para a formação profissional quanto para a formação da cidadania. Para isso, alguns princípios fundamentais devem reger o ensino na licenciatura em Ciências Biológicas: - linha evolutiva considerada no trato da educação em Biologia; - educação ambiental perpassando pela aprendizagem da Biologia; - fundamentação teórica de qualidade em cada uma das ciências e matérias que compõem o conjunto necessário à compreensão das Ciências Biológicas; - multidimencionalidade do processo de captação, considerando todas as dimensões que habilitam um docente ao desempenho de suas funções, dentre as quais destacam-se a cognitiva, a cientifica, a técnica, a afetiva, fundamentadas pela dimensão pedagógica; - interdisciplinariedade - visão pluralista fundamental à capacitação do docente, o que implica uma articulação entre os conhecimentos das diversas áreas. Os conteúdos devem ser abordados considerando-se as diversas especialidades que são imprescindíveis à compreensão da Biologia como ciência no contexto educacional e da realidade social; - relação teórico/prática como uma constante no trabalho pedagógico; - reflexão conjunta sobre a prática de ensino, de modo a experimentar práticas coletivas desenvolvidas com o intuito de trabalhar habilidades fundamentais ao desenvolvimento docente e à crítica, as quais permitam novas propostas de ensino; - reflexão constante sobre a profissão do biólogo e seu campo de atuação analisados sob a ótica da proposta curricular de Licenciatura em Ciências Biológicas; - pesquisa em biologia e ensino de Ciências e de Biologia; - compromisso com o social pela análise de problemas regionais, além das questões universais, visando a uma atuação efetiva, com vistas à melhoria da qualidade de vida do indivíduo e da sociedade.
Mais informações: Coordenador: Prof.a Renata Mazaro e Costa
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