Cepae comemora festa junina
Por Renato Joseph
Fotos: Carlos Siqueira
A quadra do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae) ganhou decoração especial e se transformou em uma arena de ritmos populares na tarde da última quinta feira (18/06). Pescaria, pula-pula, forró e country animaram mais uma edição do Arraiá do Cepae. Nas barraquinhas, os alunos ofereciam pé-de-moleque, paçoquinha, pipoca, churrasquinho e cachorro quente. Casais a postos, os pequeninos do 1° ano do ensino fundamental levantaram a plateia com uma coreografia contagiante. Professores, alunos, pais e familiares se reuniram no Cepae para comemorar a Festa Junina, celebração que é tradição no Brasil.
Para a professora de Educação Física e coreógrafa dos alunos, Silmara Antunes, o objetivo da festa é promover a integração entre estudantes, professores e comunidade, além de auxiliar o processo de aprendizagem. “O meu objetivo é que o maior número de crianças esteja participando e superando suas dificuldades por meio da dança”, afirma Silmara Antunes. Ela ressalta que todos os professores se dividem em diferentes funções para organizar uma festa de qualidade. “Nós fazemos uma reunião logo no início do ano pra poder dividir as tarefas e cada um procura fazer o melhor”, completou Silmara Antunes.
O aluno do primeiro 1° ano do ensino fundamental, Ian Gabriel, 6, está ansioso para sua apresentação. Ao lado, Maria de Fátima Alves faz os últimos ajustes na fantasia do filho. Ela acredita que a quadrilha é uma atividade essencial para o crescimento da criança. “Observo que essa é uma oportunidade de desenvolvimento e socialização da criança. Essa atividade valoriza e contribui para o processo educativo dos alunos”, ressaltou Maria de Fátima Alves.
Segundo Ataíde Felício, vice-diretor do Cepae, o colégio compreende que não é possível fazer escola sem integração da família, dos alunos e da comunidade. “Nós temos o objetivo de ser uma escola aberta, democrática e incentivadora da participação”, ressaltou Ataíde. Para ele, atividades culturais como o Arraiá do Cepae são responsáveis pela valorização do aprendizado e reflexão dos alunos.
A aluna do 3° ano e noiva da festa, Lua Malveira, destaca que é emocionante estar à frente, puxar os casais e animar a plateia. “Em 12 anos que estudo no Cepae nunca deixei de participar da quadrilha”, ressaltou Lua Malveira. Enquanto se preparava para entrar na arena de dança, a aluna Yasmin Lira afirmou que o 3° ano se dedicou na busca de uma coreografia diferente e ousada sem deixar a tradição das danças de festa junina. “Utilizamos passos menos comuns e tentamos trabalhar a dança de uma maneira mais original”, completou Yasmin Lira.
Fonte: Ascom/UFG