Editora UFG promove lançamento de livros
Serão lançados no dia 12 de dezembro, às 11 horas, os livros Linguagem dos mapas e Morar na metrópole, viver na praia e no campo
No próximo dia 12, a Editora UFG promove o lançamento dos livros Linguagem dos mapas: cartografia ao alcance de todos e Morar na metrópole, viver na praia e no campo: a segunda residência e o mercado metropolitano, este último em formato digital. O lançamento acontece às 11 horas no Instituto de Estudos Socioambientais da UFG (Iesa), no Câmpus Samambaia.
A obra Morar na metrópole, viver na praia e no campo: a segunda residência e o mercado metropolitano, de autoria do professor do Iesa, Tadeu Alencar Arrais, trata de um estudo geográfico de grande importância na sociedade contemporânea, por abordar a dinâmica do mercado imobiliário em duas metrópoles brasileiras, uma em Fortaleza-CE, no litoral do Nordeste, e outra em Goiânia, interior do país. O livro pretende mostrar como a casa de praia e a chácara de lazer são componentes estruturais no processo de especulação e valorização do espaço geográfico. A obra, voltada para os profissionais das áreas de Geografia, Sociologia, Antropologia, Urbanismo e Engenharia Civil, estará disponível gratuitamente no site da Editora UFG (www.editora.ufg.br) na versão e-book, em formato pdf e ePub.
Já o livro Linguagem dos mapas: cartografia ao alcance de todos, de autoria também dos professores do Iesa, Ivanilton José de Oliveira e Patrícia de Araújo Romão, integra a Coleção Prumo da Editora UFG, voltada para a iniciação acadêmica em diversas áreas do conhecimento com estudos verticalizados. Ao pensarem a respeito da construção do livro, os autores se basearam no fácil acesso da cartografia em meio eletrônico, que permitiu uma série de avanços em relação à cartografia tradicional. No entanto, a construção de um mapa em formato digital não difere da produção tradicional, em papel, no que se refere às escolhas a serem feitas pelo cartógrafo. O autor do mapa precisa definir o tema, o recorte espacial, o tratamento dos dados e das informações, a seleção da escala e da projeção adequadas e, em especial, a concepção de uma legenda correta. O enfoque do livro é justamente orientar essas escolhas. O livro poderá se adquirido, após o lançamento, nas livrarias da UFG e na loja virtual www.editora.ufg.br
Serviço
Assunto: Lançamento de livros da Editora UFG
Data: 12 de dezembro
Horário: 11 horas
Local: Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa)
Fonte: Editora UFG