Washington Novaes é Doutor Honoris Causa pela UFG
Jornalista ambiental divulga a ciência há mais de 50 anos
O jornalista Washington Novaes recebeu, na última quarta-feira, dia 10, o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Prestigiada por pró-reitores e professores da UFG e pelos amigos do jornalista, a cerimônia foi realizada no auditório da Faculdade de Medicina (FM). O Conselho Diretor da FM foi o responsável por encaminhar a proposta da homenagem ao Conselho Universitário da UFG, atendendo a sugestão de seu diretor, o professor Heitor Rosa.
Jornalista há mais de 50 anos e radicado em Goiânia desde os anos 80, Washington Novaes é um ambientalista respeitado internacionalmente, e aborda em seus trabalhos principalmente as questões relativas à preservação do meio ambiente e da população indígena brasileira. Segundo o professor Heitor Rosa “A proposta de outorga do título ao jornalista partiu da necessidade de fazer justiça a uma pessoa de renome nacional e internacional, que escolheu Goiânia para viver, e daqui a projeta para o mundo, com seu trabalho de conscientização da necessidade de preservar e salvar o meio ambiente e a cultura de nossa terra”.
Como a proposta do professor Heitor Rosa partiu da sugestão do ex-reitor da UFG, Joel Pimentel de Ulhôa, este foi encarregado, na cerimônia, de fazer a saudação ao homenageado. Em seu discurso, o ex-reitor alertou para a destruição do planeta, lembrando a importância do trabalho de Washington Novaes na conscientização da população.
O homenageado da noite, Washington Novaes, agradeceu a outorga do título, segundo ele, muito honrado pelo reconhecimento da UFG aos 53 anos de trabalho. Para o jornalista esse reconhecimento vem da preocupação que ele teve, ao longo de toda a sua carreira, em conciliar o jornalismo com a informação científica, buscando esclarecer a população a respeito da forma como tratamos o planeta. “É indispensável aproximar a comunicação da ciência, da informação científica – ela é que pode dar um rumo mais seguro às decisões. Para informar a sociedade e habilitá-la a discutir, questionar, propor”, disse o homenageado em seu discurso.
O reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil, encerrou a cerimônia afirmando que a outorga do título a Washington Novaes “reitera o reconhecimento da UFG à importância de promover a integração entre pesquisadores acadêmicos e personalidades eminentes da sociedade, que atuam em constante colaboração com a universidade”. Segundo ele, a UFG reconhece, com esse ato, ser fundamental esse intercâmbio (entre universidade e sociedade) na geração do conhecimento.
Fonte: Ascom/UFG
Categorias: Homenagem