Projeto propõe novas abordagens com usuários de drogas
A Faculdade de Enfermagem lançou a Escola de Redução de Danos para o o resgate da cidadania e reinclusão social de usuários de drogas
Texto: Lorena de Sousa
Fotos: Adriana Silva
Com o objetivo de propor um novo olhar para o tema das drogas, a Faculdade de Enfermagem da UFG lançou, nesta quarta-feira (14/12), a Escola de Redução de Danos. Voltado para pessoas que trabalham direta ou indiretamente com usuários de drogas, o projeto busca ampliar o alcance da estratégia de redução de danos em Goiás e promover a inclusão social. O lançamento do curso ocorreu durante o evento As drogas e os novos cercos. A ocasião reuniu professores, alunos, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Sistema Único de Saúde (SUS), e a comunidade em geral.

Autora do projeto Escola de Redução de Danos, Eliane Mesquita participou da mesa de abertura
Conferência
Com o tema O lugar de liberdade no tratamento do toxicômano em tempos de novos cercos, o médico psiquiatra da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Antônio Nery foi o responsável pela conferência de abertura. O profissional apresentou ao público o Consultório na Rua, projeto criado em 1995 por uma equipe multidisciplinar que tem como objetivo o trabalho com usuários de drogas em seus locais de convivência.
Segundo Antônio Nery é preciso abandonar os meios vigentes de repressão, crítica e julgamento aos usuários de drogas e iniciar um trabalho de cuidado e afeto. “O contrário da dependência química é a liberdade. Para isso, precisamos ser responsáveis com o futuro e repensar o tema do consumo de uma perspectiva ética e humana”, defendeu.

Para o conferencista Antônio Nery, o Estado tem o dever de proteger os cidadãos em situação vulnerável
Curso
A Escola de Redução de Danos de Goiânia oferece um curso com carga horária de 120 horas. As aulas se iniciam em 3 de fevereiro e vão até 7 de março de 2017, na Faculdade de Enfermagem. O conteúdo programático do curso prevê aulas com professores renomados, orientações tutoriais e intervenções nos serviços envolvidos.
Fonte: Ascom UFG
Categorias: Última hora