Reitor vai ao MEC discutir cortes no orçamento da UFG
Orlando Amaral se reunirá com Secretário de Educação Superior para apresentar situação financeira da Universidade
O reitor Orlando Amaral participa na manhã de hoje (14/7) de reunião com o Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), Jesualdo Pereira Farias, para apresentar a situação da UFG diante dos cortes no orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior. Participarão dessa reunião a pró-reitora adjunta de Administração e Finanças, Cássia Duarte e o diretor do Centro de Gestão do Espaço Físico da UFG, Marco Antônio de Oliveira.
De acordo com o reitor, o objetivo é apresentar as planilhas com dados sobre a situação financeira da UFG e mostrar ao secretário do MEC o quadro de dificuldades enfrentadas pela instituição desde o início desse ano. “Pretendemos mostrar que a situação da UFG inspira cuidados especiais. O fato de não termos recebido a totalidade dos recursos previstos para 2014, somado a um corte orçamentário desta magnitude, compromete profundamente o funcionamento normal de nossa instituição”, afirmou Orlando Amaral.
Orlando Amaral lembrou que a Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) mantém contatos com o MEC visando minimizar os efeitos negativos dos cortes estipulados pelo Decreto nº 8.456/2015, de 10% dos recursos previstos para despesas de custeio e de 47% para investimentos. Como parte desse processo, as universidades estão apresentando detalhadamente à Sesu suas situações orçamentárias.
Fonte: Ascom UFG
Categorias: MEC Última hora