Circo Lahetô encanta comunidade acadêmica durante o VI Conpeex

Palhaços e malabaristas contam a história de Goiás com uma linguagem circense e didática

Mesmo debaixo de chuva a comunidade acadêmica da UFG lotou ontem (28/10) a tenda armada no Câmpus Samambaia para a apresentação do Circo Lahetô. As arquibancadas foram poucas para acomodar todos os adultos e as crianças que se encantaram com as acrobacias realizadas no trapézio e no tecido, malabarismos com o fogo e muitas palhaçadas do espetáculo A história de Goiás no picadeiro, dentro da programação cultural do VI Conpeex.

 

De acordo com o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFG, Anselmo Pessoa Neto, a universidade mantém uma parceria com o Circo Lahetô desde a gestão passada. “Estabelecemos uma parceria e colaboramos com o circo oferecendo material gráfico para a divulgação do espetáculo no interior do estado. Em contrapartida ficou marcada a apresentação do circo no Conpeex”, informou o pró-reitor.

 

A apresentação circense reviveu, em cinco momentos, a história de Goiás: a vida dos habitantes indígenas, a chegada dos bandeirantes e o extermínio dos índios, a exploração de ouro e pedras preciosas, o coronelismo e o desenvolvimento da atividade agrícola, o desmatamento do cerrado e a agitação das cidades modernas.

 

 

Reconhecimento

 

De acordo com o diretor geral do circo, Maneco Maracá, ontem foi um dia muito especial para toda a equipe do circo. “Soubemos que somos os ganhadores do prêmio de melhor espetáculo da 8ª Edição do Festival Internacional de Artes Cênicas, o Goiânia em Cena 2009”, declarou Maneco. Com uma equipe composta por 35 pessoas, entre artistas e técnicos, o espetáculo estreou em abril desse ano e já passou por 11 cidades goianas. Segundo a coordenadora pedagógica do circo, Seluta Rodrigues, foram necessários mais de um ano de estudos e preparação das técnicas circenses para elaborar um espetáculo sobre a história de Goiás.

 

O Circo Lahetô é um projeto social e promove a inclusão social de crianças e jovens de 7 a 18 anos da rede pública de ensino. Como explicou Seluta Rodrigues, “o projeto Arte, Circo e Cidadania desenvolve atividades pedagógicas utilizando a linguagem artística e o estímulo ao trabalho em equipe como ferramentas para a formação humana”.

 

 

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: espetáculo