Para discutir a importância da pesquisa e das farmácias escolas

Até o dia 10/11, Faculdade de Farmácia realiza dois eventos com mais de 90 trabalhos inscritos

Pollyana Reis

A abertura da XVII Semana Científica Farmacêutica e o III Encontro Nacional de Farmácias Universitárias ocorreu na manhã desta terça-feira, 8, no Teatro Askleipós da Faculdade de Medicina da UFG. Estiveram presentes na solenidade o reitor da universidade, Edward Madureira Brasil, o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Jaldo de Souza Santos, a pró-reitora de graduação da UFG, Sandramara Matias Chaves, a diretora da faculdade de Farmácia (FF), Eula Barcelos Costa, a organizadora dos eventos, professora, Dione Lima e demais autoridades da área farmacêutica.

Os congressistas, maioria acadêmicos de farmácia, ocuparam todo o espaço do teatro, que teve a apresentação da professora Elizângela Lacerda ao violino. Durante o evento os coordenadores receberam o cheque simbólico referente a premiação que será dada aos trabalhos científicos do diretor executivo do Instituto de Ciências Farmacêuticas (ICF), Leonardo Teixeira de Souza.  O ICF atua há nove anos na área e alcança nove países. Além disso, como destacou o diretor, 97% de seu quadro de funcionários são de ex-alunos da UFG.

 Autoridades compareceram para abertura dos eventos

O professor Radif Domingos foi homenageado por ter sido o idealizador da Farmácia Escola da UFG e a professora Miriam por ter sido a primeira coordenadora da Farmácia Escola. Após a abertura o professor Rafael Guido do Instituto de Física da Universidade de São Paulo – São Carlos ministrou uma palestra sobre a Descoberta de Compostos- Líderes para o tratamento de doenças infecciosas.  Ele ressaltou a cadeia de produção de fármacos (remédios e não drogas) que envolvem: conhecimento, pesquisa, inovação, gerenciamento de informações, altos investimentos e tecnologia. Tudo isso a partir da manipulação das moléculas em substâncias e os efeitos que elas podem trazer para curar uma doença, ou ameninar os efeitos, no ser humano.

Professor Rafael Guido da USP - São Carlos proferiu a palestra de abertura sobre a pesquisa e produção de fármacos

Os eventos vão até o dia 10 de novembro e ocorrem no Centro de Aulas D no Câmpus I da UFG na Praça Universitária. De acordo com a organizadora, professora Dione Lima, serão seis mini-cursos, 13 palestras, quatro mesas-redondas, quatro oficinas e 95 trabalhos científicos apresentados.

Fonte: Ascom/UFG

Categorias: congresso