Palestra sobre suicídio reúne alunos e profissionais da saúde

Conferência faz parte da programação da campanha Setembro Amarelo, movimento apoiado pela UFG em prol da conscientização sobre o tema 

Texto e fotos: Luciana Gomides

Alunos e profissionais da área da saúde e psicologia se reuniram na noite desta quarta-feira (28/9) para a palestra “Prevenção do Suicídio: uma tarefa para muitas mãos”, parte da campanha Setembro Amarelo, apoiada pela Universidade Federal de Goiás (UFG).  Realizado no Auditório da Área IV da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Go), o encontro contou com a presença da professora da Faculdade de Medicina da UFG, Maria Amélia Dias Pereira, e da coordenadora do projeto, Célia Maria Ferreira da Silva Teixeira.

Estatísticas apresentadas por Maria Amélia mostraram aumento preocupante do índice de suicídios no Brasil, incluindo o Estado de Goiás. Segundo ela, uma das características do paciente suicida é a ambivalência. “O suicida não é alguém que está acomodado, mas, alguém que busca uma solução. Ele quer acabar com a dor e, também, quer viver. Pode haver um 'gatilho', alguma situação que desencadeie o ato, porém, há todo um contexto por trás, incluindo transtornos mentais não tratados”, explicou.

Professora Maria Amélia discorre sobre o tema

Professora da UFG apresentou estatísticas sobre o suicídio

A professora chamou a atenção para o fato de o suicídio ser a causa mortis que menos recebe investimentos em prevenção, mesmo sendo a única em constante crescimento. Somado a isso, há falta de conhecimento por parte de profissionais e familiares a respeito do tema, considerado como tabu. “Eu tenho que ter o suporte emocional para ouvir essa pessoa em sofrimento. Tenho que saber que falar sobre isso não é problema”, orientou. Nisso, segundo ela, está incluído o alerta em perceber os sinais apresentados pelo individuo em situação de risco.

Estudantes e profissionais da Saúde e Psicologia prestigiaram o evento

Os eventos componentes da campanha Setembro Amarelo se estendem até a próxima sexta-feira (30/9) 

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Última hora setembro amarelo