Veterinária promove VII Encontro sobre raiva animal
A Escola de Veterinária (EV) da Universidade Federal de Goiás (UFG) promoverá, entre os dias 5 e 7 de junho, o VII Encontro sobre Raiva Animal e Bat Night 2008”, na cidade de Orizona, interior de Goiás. O evento é realizado em parceria com o Serviço de Defesa Agropecuário do Estado de Goiás (Agrodefesa), Vallée, com a participação de empresas do agronegócio, produtores rurais e Prefeitura Municipal de Orizona.
O encontro é resultado do projeto de extensão “Biologia e Controle de Morcegos”, como Bat Night (Noite do Morcego), cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFG desde 1979. Segundo os organizadores, esta atividade proporciona uma complementação do processo ensino-aprendizagem, constituindo-se em um instrumento de integração entre universidade, empresa e produtores rurais, sob a forma de treinamento prático, aperfeiçoamento técnico científico, cultural e de relacionamento humano. O projeto conta com a participação de acadêmicos da EV.
Raiva
A raiva dos herbívoros é responsável por elevados prejuízos econômicos diretos na América Latina, da ordem de 30 milhões de dólares/ano, sendo que no Brasil este valor se aproxima de 15 milhões de dólares, com a morte de cerca de 40.000 cabeças bovinas.
A ocorrência desta doença vem sendo registrada com acentuada freqüência em propriedades de diversas regiões no Estado de Goiás, trazendo prejuízos e riscos à saúde pública por se tratar de uma zoonose. A doença tem sido diagnosticada em patamares crescentes, atingindo a maior parte dos municípios, inclusive Orizona, aspectos que podem ser relacionados a uma série de fatores, incluindo aumento populacional de reservatórios de vírus rábico (Desmodus rotundus), devido alterações ambientais impactantes, dentre outros; quadro que vem exigindo constantes e contínuas ações relacionadas à Defesa Agropecuária.
De acordo com os organizadores do encontro, para o adequado controle da raiva dos herbívoros, cinco medidas devem ser adotadas: vigilância epidemiológica e diagnóstico laboratorial, controle de morcegos hematófagos (Desmodus rotundus),localização, cadastramento e monitoramento de abrigos de morcegos, vacinação de animais herbívoros domésticos e educação sanitária.
Fonte: Ascom / UFG
Categorias: Extensão