Seminário debate quadro de pessoal nas Ifes

Durante dois dias será discutido o dimensionamento de servidores técnico-administrativos e docentes

 

Texto: Renato Rodrigues

Fotos: Carlos Siqueira

Dezenas de representantes das universidades do Brasil do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas das Instituições Federais de Ensino Superior (Forgepe), participaram na manhã de hoje, 03/03, da abertura do Seminário sobre Dimensionamento de Pessoal das universidades e centros tecnológicos de todo o país. O evento tem como objetivo discutir a realidade do quadro de docentes e de servidores técnico-administrativos nestas instituições e segue até amanhã.

O Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos da UFG, professor Geci José Pereira da Silva, destacou a importância de debater o tema do dimensionamento de pessoal: “precisamos discutir o que é o dimensionamento de pessoal por ser um tema que se tornou um desafio de praticamente todas as instituições de ensino vinculadas ao Governo Federal, principalmente na questão de superar as limitações de servidores”, pontuou.

Para o Reitor da UFG, Orlando Amaral, o Seminário tem um papel muito importante por abordar as diretrizes futuras na área de gestão de pessoas. “Hoje na UFG temos um grande gargalo, que é a falta de pessoal, principalmente de servidores técnico-administrativos”. Ele ressaltou ainda que a falta de recursos é um dos grandes limitadores para a contratação de mais servidores, pois grande parte do orçamento das universidades estão sendo destinados para custear um grande número de trabalhadores terceirizados.

O coordenador nacional do FORGEPE, professor Mauro Cortês, defendeu o aprofundamento do debate do equacionamento de pessoal nas universidades. “A visão da gestão é diferente da visão do governo e da visão do sindicato, sendo que todos eles são fatores fundamentais no processo do dimensionamento do quadro de servidores”, comentou. Segundo ele, as discussões atuais sobre pessoal giram em torno de dois eixos principais: o dimensionamento do sistema, que é feito a partir do documento elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) para o assunto e a alocação de pessoal dentro das instituições federais de ensino superior.

A programação do Seminário prevê a realização de vários outros painéis com estudos sobre o dimensionamento em universidades dos Estados do Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Pará. Todos temas apresentados nas palestras servirão de base para o FORGEPE alinhar um possível dimensionamento de pessoal que possa atender, de uma forma abrangente, às demandas das universidades e centros tecnológicos em negociação com o Ministério da Educação (MEC).

Tema: Dimensionamento de Pessoal

 Reitor Orlando Amaral destaca o déficit de servidores técnico-administrativos durante Seminário do Forgepe

 

Palestra

O economista da Universidade Federal de Goiás (UFG), Everton Wirbitzki da Silveira, abriu o ciclo de palestras do Seminário com o painel “Dimensionamento de Pessoal: uma introdução e o caso da UFG”. Ao conceituar dimensionamento, ele explicou que este princípio consiste em identificar e analisar de forma quantitativa e qualitativa a força de trabalho necessária para garantir o cumprimento de todos os objetivos institucionais.

Silveira, a partir do estudo de caso realizado na UFG, citou que um dos fatores que colaboram para dificultar o planejamento do quadro de servidores é a gradativa extinção de alguns cargos de carreira. “Aos poucos, a extinção de cargos provoca uma maior demanda pela terceirização dos serviços”, acrescentou.

O palestrante também disse que a UFG segue um modelo matemático de dimensionamento que leva em consideração, entre outros fatores, o índice de abstenção no trabalho que pode ser motivado por questões de saúde. Assim, o processo de dimensionamento apresenta várias formas de delimitar a necessidade de mensurar a força de trabalho da instituição como um todo. “Um aspecto importante é analisar qualiquantitavamente não apenas o número de servidores para cada atividade, mas também a sua qualificação aliada à heterogeneidade elevada entre as atividades semelhantes”, concluiu. 

Tema: Dimensionamento de Pessoal

Economista Everton Wirbitzki explica o método de dimensionamento utilizado pela UFG na área de gestão de pessoas

 

Veja a programação do evento:

programação forgepe

Fonte: Asscom/UFG

Categorias: Última hora