UFG e Associação Fábrica Ação assinam convênio de estágio
A UFG e a Associação Fábrica Ação assinaram convênio de estágio, na última terça-feira (06/07), na sala de reuniões da Reitoria da UFG. A proposta é a de que a UFG seja uma referência técnica nos processos e produtos desenvolvidos pela associação. O convênio, assinado pelo reitor Edward Madureira e o presidente da Associação Fábrica Ação, Murilo Quinan, abrirá oportunidades de estágios para estudantes dos cursos de Engenharia (Civil, Elétrica, Mecânica, Química, Produção e Ambiental), além de Química, Física, Psicologia, Comunicação Social e, posteriormente, outras áreas do conhecimento.
“Podem surgir outras coisas além do estágio. Já vamos marcar uma visita nossa à sede da Fábrica Ação”, explicou o reitor da UFG. O convênio abre as portas para a cooperação recíproca entre as duas instituições. “O convênio é entendido por nós como uma estratégia devido às necessidades de geração de conhecimento nos campos científico, tecnológico e organizacional. Além disso, pretendemos formar mão-de-obra especializada, estabelecer fóruns que complementem o processo de pesquisa e também de ensino-aprendizagem, com foco na sustentabilidade ambiental e na inclusão social”, informou Pollyana Dietz, assessora da Fábrica Ação.
Fábrica Ação
A Fábrica Ação é uma associação sem fins lucrativos que promove a reinserção de internos de casas de recuperação (ex-dependentes químicos, mendigos e andarilhos) no mercado de trabalho por meio de cursos de capacitação profissional prática, baseados na produção e venda de produtos e serviços que colaborem com a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade de projetos sociais. Todos os projetos da Fábrica Ação se apóiam nos três pilares da Sustentabilidade - Social, Ambiental e Econômico -, com foco permanente na capacitação profissional prática, visando à geração de trabalho e renda para ex-dependentes químicos, andarilhos e mendigos que decidam enfrentar o desafio de se recuperar, ter um convívio social saudável e reconquistar sua dignidade.
Como projetos iniciais, a Associação implantou um sistema de coleta de óleo vegetal e uma fábrica/escola de saneantes como alternativas ambientais, que visa diminuir os impactos causados por esses resíduos à natureza, como também contribuir para programas sociais. Atualmente, os produtos oferecidos pela Fábrica Ação são: sabão em barra, sacola ecobag, amaciante de roupas e pasta saneante para mecânicos. A produção de saneantes a partir da reciclagem de óleo vegetal usado é a primeira experiência prática oferecida pela Fábrica Ação, mas já existem outros projetos em fase de planejamento, alguns já caminhando para a implantação, todos eles visando à utilização de resíduos e materiais recicláveis como matéria-prima.
Fonte: Ascom/ UFG
Categorias: Parceria