Prorrogado prazo de inscrições ao prêmio de Jornalismo da FIC
Inscrições seguem abertas até o dia 29 de outubro
O Prêmio Wilmar Alves de jornalismo em Cidadania e Direitos Humanos, realizado pelo Curso de Jornalismo da UFG, teve a data de inscrições prorrogada para 29 de outubro. Com isso, a entrega da premiação foi remarcada para o dia 09 de dezembro, um dia antes ao Dia Internacional dos Direitos Humanos. Nesse sentido, os jornalistas interessados em participarem podem enviar suas produções, conforme as regras do edital publicadas no site da Faculdade de Jornalismo da UFG, no endereço: www.fic.ufg.br
Prêmio
O Prêmio Wilmar Alves de Jornalismo em Cidadania e Direitos Humanos compõe a programação em comemoração aos 50 anos do Curso de Jornalismo da UFG. As inscrições podem ser feitas nas seguintes categorias: Fotojornalismo, Jornalismo Impresso, Radiojornalismo, Telejornalismo e Webjornalismo. A participação é aberta a jornalistas profissionais brasileiros devidamente registrados no Ministério do Trabalho e Emprego (MTb), e que exerçam suas atividades em veículos de comunicação sediados em Goiás. Os trabalhos inscritos devem ter sido publicados ou apresentados ao público no período compreendido entre 01 de agosto de 2015 a 29 de outubro de 2016. O encerramento das inscrições será às 18h00 desse dia.
Os interessados deverão procurar a secretaria/coordenação da Faculdade de Informação e Comunicação da UFG, no Câmpus Samambaia, em Goiânia, mediante preenchimento de ficha de inscrição fornecida no local e disponibilizada também no portal www.fic.ufg.br.
No ato da inscrição, devem ser apresentadas uma cópia do registro profissional e uma cópia da carteira de identidade do(a) autor(a) do trabalho inscrito.O material jornalístico que concorrerá ao prêmio deve ser depositado com três reproduções (uma para cada membro da banca julgadora), sendo impresso e arquivo digital (CD) nas categorias Fotojornalismo, Jornalismo Impresso e Webjornalismo, e arquivo digital (CD) nas categorias Radiojornalismo e Telejornalismo, conforme especificado no item 6 deste edital.Não poderão participar deste Prêmio servidores da UFG, profissionais e professores que compõem a comissão organizadora e as bancas julgadoras.
As inscrições estão limitadas a dois trabalhos por autor ou equipe de trabalho, e em categorias diferentes. A entrega do material inscrito deverá ser feito no mesmo local da inscrição ou pelos correios. Nesse último caso, o envelope entregue aos correios deverá conter, ainda, a ficha de inscrição disponibilizada no portal www.fic.ufg.br, devidamente preenchida, bem como as cópias mencionadas no item 4.5 deste edital.
Premiação
Os critérios gerais para a premiação obedecerão ao princípio de estímulo à produção jornalística de interesse social e de defesa da Democracia, dos Direitos Humanos e da Cidadania. Todos os trabalhos inscritos serão analisados por uma Comissão Julgadora composta por 3 (três) membros, sendo dois professores de jornalismo de IES goiana, e um profissional da área, todos escolhidos pela comissão organizadora. Caberá a cada comissão julgadora selecionar os 3 (três) melhores trabalhos por categoria, e decidir pelos primeiro, segundo e terceiro lugares. Os prêmios ficam assim definidos para cada categoria:
a) primeiro lugar: prêmio em dinheiro no valor de R$ 1.500,00 e um Diploma;
b) segundo lugar: prêmio em dinheiro no valor de 500,00 e um Diploma;
c) terceiro lugar: prêmio em dinheiro no valor de R$ 200,00 e um Diploma.
Os três finalistas de cada categoria serão convidados pela organização para participar da solenidade de premiação. O vencedor de cada categoria somente será anunciado durante a cerimônia.Os nomes dos finalistas serão divulgados com (7) sete dias de antecedência, no site da Faculdade de Informação e Comunicação (www.fic.ufg.br). A cerimônia de entrega será realizada no dia 30 de setembro de 2016, por ocasião do 16º Fórum Nacional de Professores de Jornalismo a ser sediado em Goiânia no período de 29/09 a 01/10 de 2016, em horário a ser definido.
Wilmar Alves
O jornalista Wilmar Alves, que dá nome ao prêmio de jornalismo em comemoração aos 50 anos do curso de jornalismo da UFG, faleceu em 20 de junho de 2006. Essa é uma homenagem à trajetória político-profissional deste profissional feita pelo Curso de Jornalismo da UFG. Wilmar atuou no movimento sindical dos jornalistas na década de 80 e foi um dos principais redatores doa atual Código de Ética dos jornalistas, aprovado em 1985. Na vida profissional, também dirigiu a Rádio Universitária da UFG e foi diretor de jornalismo da TV Goiânia e trabalhou no Correio Braziliense, entre outros veículos de igual importância.
Fonte: Faculdade de Informação e Comunicação - FIC/UFG
Categorias: Editais Faculdade de Informação e Comunicação