4º Congresso de Genética do Centro-Oeste reúne pesquisadores

Evento ocorre entre os dias 24 e 27 de agosto no Câmpus Samambaia

Texto: Natália Moura

Fotos: Ana Fortunato

Entre os dias 24 e 27 de agosto de 2016 a UFG recebe no Centro de Eventos Ricardo Freua Bufaiçal, no Câmpus Samambaia, o 4º Congresso de Genética do Centro-Oeste, que conta com a participação de estudantes e pesquisadores dos três estados e do Distrito Federal e traz à tona discussões das mais diversas áreas da genética. Segundo a professora do Instituto de Ciências Biológicas da UFG (ICB) e presidente do evento, Lucilene Arilho, “a genética hoje é uma área em destaque e o desafio desse evento é integrar pesquisadores da nossa região”. A professora também destacou a importância do congresso para colaboração com pesquisas do Centro-Oeste e de todo o Brasil.

A cerimônia de abertura, realizada na última quarta-feira (24/8) contou com a presença do pró-reitor de pós-graduação da UFG, José Alexandre Diniz, do diretor do ICB, Reginaldo Nassar, e da presidente da Sociedade Brasileira de Genética Regional Centro-Oeste, Elisângela de Paula Silveira Lacerda. De acordo com o Pró-reitor de Pós-graduação da UFG, José Alexandre Diniz, apesar de a genética ser muito consolidada no Brasil, o Centro-Oeste ainda conta com poucos cursos na área. Em decorrência disso, ele deixou um recado para os novos ingressantes e aspirantes da área: “sejam competitivos, a genética é uma área de ponta e nosso sistema de ciência e tecnologia é muito avançado, não pode recuar”. O Pró-reitor também se atentou ao fato da área de pesquisa ter um alto custo e que em decorrência disso possa vir a sofrer corte de verbas nos próximos anos.

IV Congresso de Genética do Centro Oeste reúne profissionais e estudantes

IV Congresso de Genética do Centro Oeste reúne profissionais e estudantes

O evento realizado com o apoio da  Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg) recebe mais de 300 congressistas, oito minicursos com temas que englobam as variadas áreas da genética e 50 palestrantes. Entre eles, pesquisadores de todos os estados do Centro-Oeste e palestrantes convidados da USP, Unesp, Unicamp, UFMG e UFRJ. A conferência de abertura  “O grande atrator: o imaginário/real das entidades protobióticas” foi realizada pelo professor Romeu Cardoso Guimarães, da UFMG. O professor Romeu Cardoso, deu sua contribuição ao debate sobre LUCA (Last Universal Common Ancestor), assunto cheio de entraves na genética que, segundo o pesquisador, busca pistas da origem da vida a partir de sistemas geoquímicos pré/proto-celulares ou bióticos.

Professor Romeu Cardoso da UFMG realiza conferência de abertura

Professor Romeu Cardoso da UFMG realiza conferência de abertura do congresso

Genética na Escola

A grande novidade dessa edição do evento é o projeto Genética na Escola quando, pela primeira vez o Congresso contará com a presença de estudantes do Ensino Médio. Serão realizadas oficinas para 60 secundaristas, que se inscreveram no Espaço das Profissões da UFG. Elas serão oferecidas por profissionais da genética da UFG e de outras universidades. Coordenado pela pós-doutoranda da UFG Juliana Marino, o Genética na Escola visa desmitificar a genética para os jovens e busca atrair novos profissionais para área. Também participarão alunos do curso de licenciatura em Biologia, visando provocar a interação destes com os estudantes do Ensino Médio. 

A programação continua até o próximo sábado. Acompanhe.

Fonte: Ascom UFG

Categorias: Genética ICB congresso Última hora