Parceria entre UFG e Secretaria de Justiça viabiliza pesquisa sobre violência urbana

Convênio dará acesso ao Censo Penitenciário e será de grande importância para estudos sobre a violência em Goiás. Termo de cooperação técnica foi assinado pelo reitor da UFG, Edward Brasil; pelo secretário de Justiça, Edemundo Dias, e pelo diretor-executivo da Funape, Albenones Mesquita.

               A Universidade Federal de Goiás assinou nesta terça-feira, dia 06 de fevereiro, um Termo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape) para a realização de uma pesquisa que irá traçar o perfil sociocultural e econômico dos reeducandos do sistema prisional goiano. O trabalho faz parte do projeto “Violência Urbana no Estado de Goiás”, aprovado pela Financiadora de Estudos e Pesquisas (FINEP), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

            Com a parceria, os pesquisadores terão acesso ao Banco de Dados criado a partir do Censo Penitenciário e aos prontuários de alguns reeducandos, que serão selecionados para a pesquisa qualitativa a ser realizada com os presos e seus familiares. A partir dos dados técnicos obtidos, será possível conhecer melhor o Sistema Prisional Goiano, as características dos internos do Sistema, e estabelecer políticas públicas com maior garantia de eficácia na sua fase de execução.

            O documento foi assinado pelo reitor da UFG, Edward Madureira Brasil; pelo secretário da Justiça, Edemundo Dias; e pelo diretor-executivo da Funape, Albenones José Mesquita.

Fonte: Assessoria de Imprensa da UFG