Evento aproxima estudantes dos PETs de Goiás

Cerca de 150 estudantes participaram do Interpet que, neste ano, foi organizado pelo PET Licenciatura Intercultural Indígena 

A Pró-reitoria de graduação (Prograd/UFG) em parceria com Programas de Educação Tutorial (PET) de todo o estado de Goiás promoveu neste sábado, 2/2, o Interpet, reunindo estudantes de Goiás. Além dos 10 grupos PET da UFG, participaram do evento 2 grupos da Universidade Estadual de Goiás e o grupo do IFGoiano – Urutaí, com um público aproximado de 150 pessoas. Durante todo o dia, os estudantes participaram de palestra, oficinas e reunião com tutores do PET.

Após a abertura, os presentes puderam conferir palestra ministrada pelo Prof. Rogério Ferreira, da Universidade de Brasilia, que quando era docente na UFG foi o primeiro tutor do PET Licenciatura Intercultural Indígena (PET LII). "Promovemos o encontro logo agora no mês de fevereiro para que os estudantes indígenas pudessem participar das atividades. Sem dúvida foi um evento memorável", comemorou o professor Kléber Mendes Figueiredo, coordenador do PET na UFG. Ele lembrou ainda que o evento foi organizado pelos próprios estudantes do PET LII com o PET matemática.  Na sequência, foi realizada uma apresentação dos índios Xavantes e a Assembleia Geral para a votação dos pontos trabalhados nos Grupos de Discussão e Trabalho (GDT’s), para serem levados para as discussões no ECOPET.

Ao final, a Assembleia decidiu que o próximo Interpet ocorrerá no dia 1º de fevereiro de 2020, para que o PET LII possa participar, e que será organizado pelo PET IFGoiano – Urutaí, justamente visando a integração dos grupos PET do estado de Goiás.

A mesa de abertura foi composta pelo reitor da UFG, Edward Madureira Brasil, a Pró-Reitora de Graduação, Profª. Jaqueline de Araújo Civardi, a Pró-reitora de Extensão e Cultura da UFG, Prof.ª Lucilene Sousa, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEG, e tutor do PET Ciências Agrárias – UEG, Prof. Ivano Alessandro Devilla, o coordenador dos programas PET-UFG, Prof. Kléber Mendes de Figueiredo, o coordenador do curso de Licenciatura Intercultural Indígena, Prof. Arthur Angelo Bispo de Oliveira, o tutor do PET LII, Prof. José Pedro Machado Ribeiro, e a representante dos bolsistas do PET LII, a Aluna Ana Cleide Pereira da Silva.

 

 Interpet 02.png

Mesa de abertura do evento contou com representantes de diversas instituições de ensino do estado de Goiás

 

O que é PET?

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado em 1979, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para estimular as atividades de ensino, pesquisa e extensão. O objetivo é formar pessoas com espírito crítico, e com uma visão apurada não só no campo profissional, mas com uma atuação mais completa e um olhar humanístico. Hoje o programa é ligado ao Ministério da Educação, e conta com um total de 842 grupos em todo o Brasil 

Cada grupo é formado por um tutor, até doze alunos bolsistas e, podendo ter mais 6 não bolsistas, sendo que todos os grupos têm que trabalhar contemplando a tríade do ensino, pesquisa e extensão. Saiba mais.

 

Interpet 01.png

Participantes comemoram a experiência proporcionada pelo evento, que é realizado anualmente

Fonte: Secom/UFG

Categorias: notícias