III Seminário Nacional do Reuni

O evento irá discutir a reestruturação universitária e seus impactos administrativos.

Nos dias 13 e 14 de maio, ocorre o "III Seminário Nacional do Reuni – Inovações Acadêmicas: Reestruturação e Impactos Administrativos", na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. O objetivo do encontro é proporcionar discussão, aprofundamento e assimilação de experiências de inovação acadêmica e seus impactos e das novas exigências de gestão administrativas resultantes da reestruturação universitária. O Reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira Brasil, e o pró-reitor de Administração e Finanças da instituição, Orlando Afonso Valle do Amaral, participam do evento.

Durante o seminário, reitores, pró-reitores de graduação e de planejamento e administração das universidades federais e os representantes do Ministério da Educação poderão trocar experiências e obter subsídios para sistema de acompanhamento qualitativo do Reuni, desenvolvido pela Secretaria de Educação Superior do MEC.

O Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação, apresentado em 2007 pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, atendendo a uma solicitação feita pela Andifes em 2003. Até 2012, serão 2,4 bilhões em investimentos, 93.319 novas vagas e 1.285 novos cursos de graduação. Destes, 696 são noturnos, 331 de licenciaturas, 640 de mestrados e 428 de doutorados. O total de matrículas alcançará 1,1 milhões de alunos. Serão criados 25 mil cargos e funções para ocupação escalonada nos próximos quatro anos, de acordo com o Projeto de Lei assinado recentemente pelo presidente.

Fonte: Ascom / Andifes