Segunda edição da Feira de Troca da UFG será realizada no dia 13/12
Após o sucesso obtido no primeiro lançamento em 2012, a promessa de retomar a forma de intercâmbio mais simples e antiga do mundo será cumprida. Vem aí, nessa sexta-feira, 13 de dezembro, a 2ª Feira de Troca da Universidade Federal de Goiás, cultuando, mais uma vez, o espírito cooperativo do escambo.
O objetivo é promover uma experiência de cultura de consumo consciente, por meio das trocas de bens, serviços e saberes sem o uso de moeda, ou com uso de moeda social.
A ideia da Feira de Troca surgiu no ano passado entre os bolsistas da Incubadora Social, que, para substituir o tradicional amigo secreto, resolveram realizar a feira e convidar toda a universidade. O resultado foi uma surpreendente troca de particularidades. Vários estudantes compareceram, circularam no ambiente, se reconheceram e aproveitaram para reforçar os vínculos sociais. Foram trocados brincos, roupas, colares, bolsas, pulseiras, câmeras fotográficas, livros, vitrola, capas para notebook, vasos de plantas feitos com garrafas PET, sessões de massagem, entre vários outros itens.
A negociação foi garantida também pela moeda própria criada para o dia do evento, a chamada “escambic”, caso os envolvidos não quisessem um comércio direto. A iniciativa, que agora recebe mais uma edição, ratifica a ideia de economia solidária, substituindo a competição pela cooperação, e promete trazer, além de trocas materiais, a interação e o diálogo entre os estudantes.Você quer trocar aquela roupa que já não usa mais por um livro que nunca leu? Ou um acessório por um instrumento musical? Então não fique de fora do evento. A 2ª Feira de Troca da UFG vai ser realizada no dia 13 de dezembro, nessa sexta-feira, a partir das 9h, com término previsto para as 18h. O local que vai abrigar a feira é o pátio das FCS/FH/FL (Faculdade de Ciências Sociais, Faculdade de História e Faculdade de Letras) e FIC (Faculdade de Informação e Comunicação, antiga Facomb).
Fonte: Incubadora Social
Categorias: Última hora