I Congresso de Educação Médica do Centro-Oeste

Evento

/e/8752-i-congresso-de-educacao-medica-do-centro-oeste

: UFG

: 13 a 15 de Agosto 2008

Começam hoje o I Congresso de Educação Médica do Centro-Oeste, o XX Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina e VII Encontro das Ligas Acadêmicas da Faculdade de Medicina. O tema central dos eventos é _200 anos de educação médica: que médicos estamos formando?_

 

A Faculdade de Medicina da UFG vai sediar, no período de 14 a 16 de agosto próximo, o I Congresso de Educação Médica do Centro–Oeste – I COEMCO, tendo como objetivos  a discussão, reflexão e proposta  de políticas educacionais  para o progresso do ensino  e aprendizagem do curso de medicina. Paralelamente serão realizados o XX ECAM – Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina e  VII Encontro das Ligas Acadêmicas da Faculdade de Medicina.

Os três eventos, a serem realizados simultaneamente, terão um tema comum: 200 anos de educação médica – Que médicos estamos formando?  As inscrições  para participação dos interessados devem ser feitas até o dia 10 de agosto pelo site  do Centro Acadêmico da FM – www.caxxia.com.br/coemco - ou junto à Secretaria Executiva dos eventos – contato@mmoficinadeeventos.com.br .

Para o diretor da Faculdade de Medicina da UFG, professor Heitor Rosa, também  presidente do XX ECAM,  é com muito orgulho que a FM sedia esses eventos e os reconhece como uma das melhores iniciativas pedagógicas para o ensino médico. O diretor acrescenta que essa realização é fruto do esforço conjunto de professores e alunos da FM/UFG em parceria com a Universidade Católica de Goiás, para uma análise crítica das diretrizes educacionais das  escolas da região. Assim, vai contribuir para  o aperfeiçoamento  da qualidade de ensino e, ao mesmo tempo, orientar os novos rumos da educação médica.

Já o vice-diretor da FM, coordenador do Curso de Medicina e presidente do I COEMCO, professor Vardeli Alves de Moraes, defende que o evento será  uma grande oportunidade para que os  estudantes e docentes das escolas médicas possam reciclar seus conhecimentos, discutir e emitir opinião a respeito das inovações que vêm ocorrendo nas escolas de medicina do país. Ele acrescenta que os temas escolhidos são da maior relevância, abordando a graduação, o internato, a extensão universitária e a residência médica.

Programação

A programação do I COEMCO, XX ECAM e VII Encontro das Ligas  constará de fóruns, painéis e oficinas. Para o primeiro dia, 14 de agosto,  foram selecionados os temas Extensão Universitária,  Avaliação Estudantil e Institucional, Residência Médica, FNEPAS, Mídia na Formação Médica, Qualidade de Vida na Escola Médica, Pesquisa Científica, Elaboração e Avaliação de Trabalhos Científicos em Educação Médica, DENEM e ABEM.

Para o dia 15, Internato, Cenários de Prática, Metodologias de Ensino-Aprendizagem, Mercado de Trabalho e Gestão em Saúde, Humanização e Ética em Medicina, Reforma Universitária, Futuro das Escolas Médicas, Ensino de Urgências e Emergências, FAIMER e Preceptores não Docentes. Para o último dia, 16 de agosto, haverá oficinas sobre Modelo de Tutoria e o Eixo Teórico-Prático Integrado, Plenária do Congresso, Reunião Regional Centro-Oeste da ABEM e  Reunião  da Diretoria Ampliada  da ABEM, além da cerimônia de encerramento.

Haverá ainda espaço para temas livres, quando poderão ser apresentados os resumos de projetos científicos relacionados com Educação Médica ou com as Ciências Médicas (núcleo básico, clínico e cirúrgico, pediatria, ginecologia e obstetrícia, saúde mental e medicina preventiva e social). Os trabalhos poderão ser apresentados na modalidade oral ou de pôster.