67º Recital em homenagem a Nhanhá do Couto
Evento
/e/8672-67-recital-em-homenagem-a-nhanha-do-couto: Centro Cultural UFG
: 19 de Agosto 2013 às 21:00 a 01 de Novembro 2013 às 12:41

LUIZ SENISE, pianista.
Pianista elogiado pela crítica nacional e internacional, teve sua estreia no Carnegie Recital Hall saudada no “The New York Times” por J. Horowitz, que ressaltou a singular execução de Debussy e a majestosa interpretação de Liszt, considerando-o “... um exímio pianista, dedos possantes, ideias incisivas e habilidade para equilibrar impetuosidade com refinamento”.
Discípulo de Elzira Amábile, aperfeiçoou-se com Jacques Klein, Arnaldo Estrella e Magda Tagliaferro. Na Europa, estudou sob a orientação de Bruno Seidlhofer, Nikita Magaloff, Jan Ekier, Pierre Sancan e Eliane Richepin.
Detentor de numerosos prêmios em concursos de piano, como o II Concurso Internacional Villa-Lobos, vem desenvolvendo uma intensa carreira que inclui discos, gravações para rádios e televisões, participações em CDs e “tournées” de apresentações nos mais importantes teatros e salas de concerto do Brasil e do Exterior. Mestre em Música pela Universidade Musical Internacional de Paris e pela Escola de Música da UFRJ, integrou o corpo docente da Escola de Música da UFMG, Universidade Estácio de Sá e Conservatório Brasileiro de Música, realizando significativo trabalho. Desde 1994, é professor da Escola de Música da UFRJ.
Responsável pela sólida formação de inúmeros musicistas, a excelência de seus ensinamentos tem sido reconhecida através de várias centenas de prêmios conquistados por seus alunos. O consagrado pedagogo vem atuando em importantes Festivais de Música, Seminários, Debates, Palestras, Mesas-Redondas e ministrando centenas de Cursos Públicos e Master classes destinados à reciclagem de professores e alunos em Universidades, Escolas de Música e Fundações Culturais.
Orientador artístico, organizador, membro e presidente de júri em importantes concursos, coordenador de projetos na UFRJ e FUNARTE - MEC, curador musical do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Senise é figura de destaque no cenário musical brasileiro.
Excertos de Críticas
“... sensibilizei-me particularmente com a interpretação poética, colorida e cheia de vida dos Prelúdios de Debussy do pianista brasileiro”. (Tribune de Genève – Suíça)
“... Senise obteve um sucesso extraordinário exibindo sua técnica perfeita. É um notável intérprete de Debussy, do qual traduz não só o colorido particular como também a forte personalidade.” (Le Progrès - França)
“... Personalidade original e sensível, Senise revelou qualidades de verdadeiro musicista. Seu Debussy foi especialmente apreciado e aplaudido.” (Le Dauphiné – França)
“... Pianista de técnica impecável e poderosa...” (Luiz Paulo Horta, Jornal do Brasil – RJ)
“... Senise demonstrou séria formação técnica e importante personalidade musical”. (A. Hernandez)
“... O pianista redimensionou sua projeção em nosso meio musical com sua esplêndida atuação”. (R. Miranda, Jornal do Brasil – RJ)
“... uma das mais fortes revelações da arte pianística brasileira”. (Eurico Nogueira França, Correio da Manhã – RJ)