Projeto Música no Câmpus apresenta: Leila Pinheiro e Banda Pequi
Evento
/e/8601-projeto-musica-no-campus-apresenta-leila-pinheiro-e-banda-pequi: Centro de Cultura e Eventos, câmpus II
: 15 de Novembro 2010 às 22:00 a 01 de Novembro 2013 às 12:40
Convidamos a todos para o próximo evento da Temporada 2010 do Projeto Música no Câmpus com o show de Leila Pinheiro, Nelson Faria e Banda Pequi, no dia 16 de novembro de 2010, às 20 horas, no Centro de Cultura e Eventos da UFG, como parte da programação de comemorações dos 50 anos da universidade e da Programação do Brasil Central Music.
Lançamento do CD – Banda Pequi e Convidados
A Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás apresenta o show de Lançamento Cd Banda Pequi e Convidados no Projeto Música no Câmpus. O show tem como convidados Leila Pinheiro e Nelson Faria e marca as comemorações dos 50 anos da UFG e dos 10 anos da Banda Pequi.
Leila Pinheiro
Leila Toscano Pinheiro é paraense, de Belém. Do seu nascimento, na primavera de 1960, ao primeiro disco, são duas décadas. Tempo suficiente para que a linha da voz cerzisse irreversivelmente sua história no linho da música.
Na virada da década de 70, a dobradinha de Guilherme Coutinho com o cantor paraense Walter Bandeira incentiva em Leila a vontade – nessa época, latente - de cantar. É nesse momento que surge boa parte do repertório do show “Sinal de Partida”, o primeiro de Leila.
Em outubro de 1980, Leila faz sua estréia no Theatro da Paz, o mais importante de Belém, com o show “Sinal de Partida”. Em 1981, Leila finca o pé na estrada. Ela deixa Belém, com um curso de Medicina no meio do caminho e a possibilidade de cantora na garganta. A partir deste momento, a cantora coleciona vários sucessos e gravações de LP’s e Cd’s, destaca-se: “LEILA PINHEIRO”(1985), “OLHO NU” (1986), “BÊNÇÃO, BOSSA NOVA” (1989), “OUTRAS CARAS”, (1991), “COISAS DO BRASIL” (1993), “ISSO É BOSSA NOVA” (1994), “CATAVENTO E GIRASSOL”. (1996),“NA PONTA DA LÍNGUA” (1997), NOS HORIZONTES DO MUNDO (2005). Este ano a cantora lanço o Cd “MEU SEGREDO MAIS SINCERO”, com músicas de Renato Russo e do Legião Urbana.
Nelson Faria
Com 43 anos de idade, e 25 anos de estrada como músico profissional, Nelson Faria celebra com orgulho o lançamento do DVD “Nosso Trio Ao Vivo” em parceria com o baixista Ney Conceição e o baterista Kiko Freitas, além do lançamento da guitarra Condor Nelson Faria Signature, modelo desenvolvido pelo artista com a renomada fábrica de instrumentos.
Nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, Nelson mudou-se para Brasília ainda criança, acompanhado da família. Na capital federal, iniciou os estudos na música, logo se juntando a vários instrumentistas e cantores de sua geração para desenvolver os primeiros trabalhos. Em 1983, decidiu mudar-se para Los Angeles, Estados Unidos, onde cursou o G.I.T. (Guitar Institute of Technology) e teve o privilégio de aprender com os mestres Joe Pass, Joe Diorio, Frank Gambale, Scott Henderson, Howard Roberts, Ron Eschete e Ted Greene. De volta ao Brasil, tornou-se um dos instrumentistas brasileiros mais requisitados para gravações, shows e workshops, desenvolvendo, paralelamente, trabalhos no exterior, como instrumentista e arranjador. O nome de Nelson Faria aparece em mais de uma centena de discos, tendo trabalhado ao lado de João Bosco, Cassia Eller, Zélia Duncan, Milton Nascimento, Toninho Horta, Tim Maia, Leila Pinheiro, Paulo Moura, Ivan Lins, Wagner Tiso, Edu Lobo, Fátima Guedes, Gonzalo Rubalcaba, Lisa Ono, Baby do Brasil, Maurício Einhorn entre outros, acumulando no currículo apresentações em quase todo o Brasil, no Japão, Estados Unidos, Israel , Argentina, Portugal, Espanha, França, Alemanha, Áustria, Macedônia, Itália, Turquia, Suécia, Noruega, Dinamarca, Lithuania, Finlandia, Suíça, Holanda, Slovênia, Bósnia, Inglaterra, Ilha de Malta, Ilhas canárias e Ilha da Madeira . Sua discografia como artista: "Ioiô", (1993, Beatles, um Tributo Brasileiro - Solo Music, 1998), com o pianista José Namen; Janelas Abertas (Lumiar Discos, 1999), em duo com a cantora Carol Saboya; Três/Three (independente, 2000), em trio com o baixista Nico Assumpção e o baterista Lincoln Cheib, Nelson Faria (independente 2003), Vento Bravo (2005), DVD Nosso Trio Ao Vivo (2006).
Banda Pequi
Em novembro de 2000 houve no teatro Goiânia uma apresentação de final de ano dos grupos fixos da Escola de Música da UFG e dentre eles estava a recém-formada Banda Pequi, projeto de extensão da EMAC, cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC). Regida pelo maestro Jarbas Cavendish, tendo como colaborador o professor Alexandre Magno, a Banda Pequi iniciou seus trabalhos, em um momento contagiante que despertou na consciência das pessoas envolvidas a necessidade de explorar um formato de grupo e de músicas que pudesse traduzir a carência de estudos específicos e aprimoramento profissional na área. Uma década se passou e a análise feita é que não só a Banda Pequi correspondeu à demanda de solicitações de formação, e de amadurecimento profissional, como vem transformando gestos em opiniões. Hoje o mundo “Pequi” na escola já ultrapassou os limites da banda, com um verdadeiro arsenal de grupos, músicas, discussões, reflexões e ampla abertura e fôlego para muitos anos. O Cd que está sendo lançado resume todo o amadurecimento decorrente dessa extensa trajetória e permite a união com parceiros que contribuem de forma significativa e fundamental para seu êxito. As composições e arranjos de Nelson Faria elevaram inclusive as condições de trabalho com qualidade e refinamento. Já a presença de Leila Pinheiro abrilhanta qualquer canção, assim como o baixo de Ney Conceição, a bateria de Kiko Freitas. Em resumo, felicidade é a palavra que resume este momento, esta união, esta consolidação, a história da escola, o passado, o presente e o futuro.
Projeto Música no Câmpus – Leila Pinheiro, Nelson Faria e Banda Pequi
Dia: 16 de novembro de 2010
Horário: 20 horas
Local: Centro de Cultura e Eventos da UFG - Câmpus Samambaia
Ingressos: R$ 20,00 (inteira)
R$ 10,00 (meia)
Pagam meia: Estudantes, Professores e Técnicos Administrativos da UFG, Comerciários e dependentes do SESC, Professores da Rede Pública de Ensino.
Postos de Venda: Livrarias UFG e SESC-GOIAS