Gambito Budapeste

Evento

/e/8582-gambito-budapeste

: Centro Cultural UFG

: 07 de Outubro 2013 às 21:00 a 01 de Novembro 2013 às 12:41

 
O Centro Cultural UFG, vinculado à Pro-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC-UFG), em parceria com A Construtora - Música e Cultura e patrocínio da Consciente Construtora, apresenta o show de Gambito Budapeste com Nina Becker e Marcelo Callado (RJ) com abertura de NIELA (GO) na série: "Música Consciente", dia 08 de outubro as 21h, no Centro Cultural UFG.


Gambito Budapeste

Nina Becker e Marcelo Callado lançam disco juntos

Gambito Budapeste tem sabor, aroma, luminosidade. Gravado na intimidade de seu apartamento no Rio de Janeiro, próximo ao mar, é um disco feito de momentos que revelam os cantinhos e particularidades de um casal. Com apenas um microfone, um laptop e um Garage Band, software muito acessível, Gambito foi construído com carinhos, saudades, reconciliações, encontros e desencontros. Um disco que celebra a união entre dois artistas.

Nina Becker (de Azul e Vermelho e da Orquestra Imperial) e seu ex-baterista e atual marido Marcelo Callado (também baterista da banda Cê, de Caetano Veloso, e do grupo Do Amor) reuniram doze faixas compostas pela dupla, entre baladas (Só, Packing to leave, Saudade Vem, De cor, coração), poesias musicadas (Nuvem), blues torto (Blues), samba (Sem Lei), country-rock (Cadê você) e rock doidão (Futuro). Somada às doze autorais, Armei a Rede é a única intrusa: composta por Assis Valente, conquistou os dois desde que Nina encontrou a música em um arquivo quando participava, ao lado de Moreno Veloso, de um projeto em homenagem aos 100 anos do compositor baiano.

O caráter autorreferente das canções da dupla foi inevitável, como em Marco Zero, onde Nina, lendo parte de uma antiga letra escrita por Marcelo, descobriu que ela falava exatamente sobre o momento em que se deu o encontro dos dois no carnaval de Recife. A harmonia de Marcelo que ganhou letra e melodia de Nina, Tucanos, feita no começo do namoro, na varanda do antigo apartamento dela no Jardim Botânico, por onde frequentemente passavam tucanos, grilos e bem-te-vis. Há também as que se referem ao nascimento da filha, novo ente da família que eles esperam para setembro, Futuro e De cor, coração.

A produção do disco é uma parceria entre Marcelo e Carlos Eduardo Miranda. Segundo Nina, "Marcelo trouxe muita inspiração e mais horas e horas de madrugada mexendo nos arquivos que a gente gravava. Ele tem um jeito meio desencanado de fazer música que transparece no disco". Para Marcelo, "a beleza desse encontro de produtores foi a experiência e sapiência do Miranda, com o meu frescor e o pouco medo de errar e experimentar".

Já para Miranda, "a experiência ainda tímida deles, aliada à vontade e ao talento da dupla, permitiu um processo criativo único. Quando vieram me mostrar as demos do disco realizadas nesse modo caseiro, vi tantas possibilidades que logo me veio à cabeça um processo de gravação que valorizaria as emoções, os sentimentos, os detalhes, cada momento da vida do casal. Minha única regra era: 'celebrem cada momento de vida bem vivida, cada raio de sol que bate na janela, cada visita instigante transformando-os em música'. Esse modus operandi permitiu chegar a uma sonoridade louca, ousada e apaixonada. As arestas iam sendo aparadas em visitas minhas à casa deles ou alguma vinda deles, que inclusive têm a chave do meu apartamento, aqui em São Paulo, num clima de total intimidade".

A intimidade do casal também recebeu outras visitas especiais, como os casais Letícia Novaes & Lucas Vasconcellos (da banda Letuce) e Mariano Marovatto & Alice Sant’Anna, recheando com coro e palmas as faixas Essa Menina e Marco Zero; além do amigo e violista clássico dinamarquês Asbjørn Nørgaard, em Blues e Só, e Rubinho Jacobina, no piano, em Sem Lei.

Mantendo o clima de familiaridade: o disco foi finalizado no YB Studio, mesma "casa" onde foram gerados Azul e Vermelho. Lá, todos os timbres originais rudes, frágeis, robustos, nervosos e magicamente imperfeitos daquele único microfone foram maximizados pela mixagem de Carlos "Cacá" Lima, o homem responsável pela sonoridade de grande fatia da nova música popular brasileira, que passa cotidianamente por seu estúdio.

Vale explicar:

Gambito Budapeste, além de uma jogada sinistra de xadrez, é também um apelido carinhoso do casal. Dizem que assim se chama quem tem as pernas muito finas.


SERVIÇO:


Série “MÚSICA CONSCIENTE” - Gambito Budapeste com Nina Becker e Marcelo Callado (RJ)

Abertura: NIELA (GO)

DATA: 08 de outubro de 2013

Horário: 21h

Local: Centro Cultural UFG

Ingressos: R$ 20,00 (inteira)
R$ 10,00 (meia)


Postos de Venda: Livrarias UFG e Restaurante TRIBO


Realização: PROEC-UFG
A Construtora - Música e Cultura
Patrocínio: Consciente Construtora


Apoio: Glória Bar Restaurante, Tribo Restaurante e Harmonia Musical