Aula inaugural PPGIDG: 60 anos da ditatura no Brasil
Evento
/e/8526-aula-inaugural-ppgidg-60-anos-da-ditatura-no-brasil: Miniauditório da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), Câmpus Samambaia UFG
: 11 de Abril 2024 às 14:00
As inscrições seguem abertas até a data do evento, por meio do site aulainauguralppgidh.plateia.ufg.br/ e valendo certificação de horas atividades.



Aula inaugural PPGIDG: 60 anos da ditatura no Brasil
Prevista para a próxima quinta-feira (11/4), a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás (PPGIDH/UFG) deste ano tem como tema os 60 anos da ditadura militar no Brasil. O evento acontecerá no mini-auditório da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, à partir das 14h. A palestra "Como temos trabalhado a memória, a verdade, a justiça e a reparação, após 60 anos?" será ministrada pela professora da Universidade de Brasília (UnB) Eneá de Stutz e Almeida com o debate por conta do professor da UFG João Henrique Ribeiro Roriz.
Eneá Almeida é professora associada da Faculdade de Direito da UnB, coordenadora do Grupo de Pesquisa Justiça de Transição no Brasil e do Programa de Pós-Graduação em Direito da UnB. Atualmente é também presidente da Comissão de Anistia do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania. Obteve um papel importante nos pedidos de perdão a povos indígenas perseguidos pela ditadura militar, que aconteceram na última terça-feira (2/4).
João Roriz é professor de Relações Internacionais na UFG, mestre em Direito Internacional pela London School of Economics e doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágios de pós-doutorado nas universidades de Oxford e Brasília e também trabalhou como como Legal Officer na Missão de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) em Kosovo (UNMIK) e como Consultor do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC).
Além da palestra, o evento contará com apresentação cultural do estudante Erick Christian Barroso Braga e do grupo Coró de Pau. Também estarão presentes a reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, o coordenador do Núcleo de Direitos Humanos, João da Cruz, e o coordenador do PPGIDH, Heitor Pagliaro.
Texto: João Carvalho/NDH UFG