Concerto da Banda Sinfônica Jovem de Goiás

Evento

/e/7987-concerto-da-banda-sinfonica-jovem-de-goias

: Escola do Futuro em Artes Basileu França - Av. Universitária, 1750 - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, CEP: 74.605-010

: 20 de Março 2022 às 11:00

Entrada franca

Trompetista Moisés Alves - Escola do Futuro em Artes Basileu França - 20-3-22

Concerto da Banda Sinfônica Jovem de Goiás

Espetáculo conta com a presença do trompetista Moisés Alves, integrante da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional “Cláudio Santo” de Brasília

A Banda Sinfônica Jovem de Goiás, que integra os Grupos Sinfônicos da EFG em Artes Basileu França, inicia a “Temporada 2022”, neste domingo (20/3). O concerto será regido pelo maestro Gustavo Aprígio e terá como solista convidado, o trompetista Moisés Alves. O repertório conta com peças do universo popular e folclórico, de diversas regiões do mundo.

O início do programa será com o austríaco-húngaro Franz Von Suppe e a abertura da opereta (descrita como uma comédia com canções) “Poeta e o camponês” composta em Viena, no ano de 1846. Em seguida, os músicos vão “passear” pela Alemanha, considerada o berço da música de concerto, com “Ammerland”, que retrata a impressão do compositor Jacob de Haan ao Lago Zwischenahner. Na sequência, será apresentada a obra do compositor inglês Malcom Arnold – famoso por ter escrito temas para 132 filmes, no século XX.

Para fechar o concerto, o público ouvirá o dobrado (gênero musical brasileiro) do compositor Pedro Salgado. A Banda Sinfônica Jovem de Goiás apresentará a música "Dois Corações", escrita em 1920 que é considerada o hino das bandas de música do Brasil. O fechamento da programação será com duas peças espanholas e com a participação do solista Moisés Alves.

A primeira será o Adagio do “concerto de Aranjuez”, originalmente escrita para violão solo e orquestra. “Lá Virgen de La Macarena (2ª peça) é bastante famosa. Ela é tocada pela Europa nessa formação que iremos apresentar no domingo. Eu mesmo já toquei em Portugal, na cidade de Coimbra com a Filarmônica de Taveiro”, finaliza o solista.