Festival de Ópera apresenta “O Barbeiro de Sevilha”

Evento

/e/7673-festival-de-opera-apresenta-o-barbeiro-de-sevilha

: Teatro SESI - Av. João Leite, n. 1013, Santa Genoveva

: 02 a 03 de Julho 2019

Nos dias 02 e 03 de julho, terça e quarta-feira, às 20h, no Teatro SESI, a Orquestra e o Coro Sinfônico de Goiânia apresentam ao público goianiense uma versão meia cena da ópera “O Barbeiro de Sevilha”, do compositor italiano Gioacchino Rossini (1792-1868). A apresentação encerra o Festival de Ópera de Goiânia – FOGO, uma produção da Prefeitura de Goiânia em parceria com a Universidade Federal de Goiás. Nas duas récitas, o ingresso se dará mediante a doação de um livro literário ou 2 quilos de alimento não perecível. Quem quiser garantir os ingressos antecipadamente, poderá efetuar a troca a partir do dia 01 de julho, em horário comercial, na bilheteria do Teatro Sesi.

A obra de Rossini, uma das mais conhecidas de todos os tempos, estreou em 1816. Com libreto do escritor italiano Cesare Sterbini, é inspirada numa peça homônima do francês Pierre Beaumarchais. O Barbeiro de Sevilha conta a história de Fígaro, um barbeiro que faz de tudo na sua cidade: arranja casamentos, ouve confissões e espalha boatos. Fígaro desta vez resolve ajudar o Conde Almaviva a conquistar a jovem Rosina, mas Almaviva não quer que ela saiba que ele é um conde. Rosina, por sua vez, é pupila de um velho médico, D. Bartolo, que tem planos para se casar com sua protegida, mas ele está de olho mesmo é na fortuna dela. Bartolo mantém Rosina confinada em casa, acompanhada da criada Berta e, por vezes, do Don Basílio, professor de música. O que será que o Conde e Fígaro irá aprontar para vencer todas essas barreiras para que Almaviva finalmente consiga se casar com Rosina?

O elenco é composto por talentos regionais como Hudson Ayres (Conde), Gustavo Rocha (Basílio), Natália Afonso (Bertha) e Alexandre Vaz (Fiorello), além de grandes nomes do canto lírico nacional como Douglas Hahn (Fígaro), Daniel Germano (Bartolo) e Luciana Bueno (Rosina). A regência será do maestro italiano, radicado em Curitiba, Alessandro Sangiorgi, uma das maiores autoridades em ópera no Brasil. O acompanhamento será feito pelo Coro e Orquestra Sinfônica de Goiânia. 

O Festival de Ópera de Goiânia (FOGO) é uma realização da Prefeitura de Goiânia em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), tendo como co-realizadores o Governo de Goiás e o Teatro SESI. O objetivo é promover a arte lírica em Goiânia por meio de ações de formação e difusão artísticas, oportunizando ao público da cidade o acesso a espetáculos operísticos de qualidade, combinando no palco os talentos de nossa cidade junto a grandes nomes do canto lírico no cenário nacional. O FOGO atuará na busca de ferramentas institucionais, políticas e artísticas para se tornar uma ação anual permanente, dando subsídios para que os cantores líricos aqui formados possam desenvolver sua arte, mostrando suas qualidades e potenciais ao público da cidade, que sempre se destacou pela sua tradição de exportar grandes cantores líricos para outros centros do Brasil e do exterior.

FOGO_“O Barbeiro de Sevilha”

Categorias : destaque