Palestra "“Acertar é conhecer? A resposta dos modernos”
Evento
/e/7607-palestra-acertar-e-conhecer-a-resposta-dos-modernos: YouTube UFG Oficial
: 23 de Setembro 2021 às 14:00
Para assistir à palestra, clique aqui
A inscrição é gratuita e para fazê-la basta preencher o formulário de inscrição, clicando aqui. A inscrição prévia é obrigatória para obtenção do certificado

Palestra “Acertar é conhecer? A resposta dos modernos”.
Palestrante:
Cristiano Novaes de Rezende é professor de Filosofia Moderna na (Fafil-UFG). Fez seu mestrado e seu doutorado na USP sobre a relação entre a ontologia, a teoria do conhecimento e a ética na filosofia de Espinosa. Desenvolve pesquisa sobre conceito de Medicina Mentis no contexto do reformismo lógico moderno, pesquisa na qual também se integram sua experiência pregressa como professor convidado na Especialização em psicopatologia e Saúde Pública da USP, na Pós-graduação em Saúde Coletiva e na Graduação em Medicina da Unicamp, bem como sua colaboração atual com a Pós Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos da UFG.
Ementa da palestra:
Um dos temas mais candentes do momento atual de nossa vida em sociedade é o tema da verdade. Fala-se de pós-verdade e de morte da verdade. Em contraposição a isso, defende-se, com razão, a existência de uma verdade que, nalguma medida, permanece viva e válida no campo do conhecimento científico. Mas, frequentemente, todas essas formulações parecem dar como sabido algo que, no entanto, é objeto de várias polêmicas ao longo da história da filosofia, a saber, os próprios conceitos de verdade, de conhecimento e de ciência. Obviamente, sem pretender uma análise exaustiva desses conceitos, o professor procura, na presente ocasião, apresentar a contribuição de alguns filósofos-cientistas modernos a esse respeito, tomando como fio condutor essa inquietante pergunta: acertar é conhecer?
Mediador:
Ricardo Barbosa de Lima (FCS/NDH-UFG), possui Bacharelado (1991) e Licenciatura Plena (1993) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás, mestrado em Sociologia (1999) e doutorado em "Desenvolvimento Sustentável", ambos pela Universidade de Brasília (2005). Tem como áreas de Interesse: 1) Educação em Direitos Humanos; 2) Interdisciplinaridade; e 3) Técnicas e Métodos de Pesquisa.