"Frestas – Programa de Artes Integradas" tem programação no Centro Cultural UFG
Evento
/e/7357-frestas-programa-de-artes-integradas-tem-programacao-no-centro-cultural-ufg: Centro Cultural UFG - Av. Universitária, 1533 - Câmpus Colemar Natal e Silva
: 30 de Junho 2015 às 20:00 a 04 de Julho 2015
A partir da reunião dos projetos de cultura e extensão da UFG, Conexão Samambaia, Fronteira Festival do Filme Documentário e Experimental e Música no Câmpus foi criado o Frestas – Programa de Artes Integradas, que terá abertura hoje, 30 de junho, às 20 horas, no Centro Cultural UFG, Câmpus Colemar Natal e Silva, com o Concerto Aside. A performance conta com composições de Paulo Guicheney, Gabriel Araújo, Caio Hayashida, Marcos Galvão, Luiz Gonçalves, Rômulo Sandri e Jake Arnoldt, edição de video de Hélio Tafner e desenho de iluminação de Adriane Reis. Programação do Frestas segue até
Nos dias 03 e 04 de julho, sexta e sábado, o projeto realiza, em dois locais diferentes, o workshop Derivas Audiovisuais, conduzido pelos artistas uruguaios Fernando Velásquez e Francisco Lapetina. A proposta do workshop é se apropriar da história da caminhada como forma de arte para realizar uma deriva coletiva. Para isso será feito o mapeamento audiovisual de todo o percurso. A partir do material coletado o grupo fará uma edição com vistas à composição de uma instalação interativa mapeada.
Na sexta-feira, 3, a partir das 16h30, no Centro Cultural UFG, o Frestas promove ainda a palestra Dinâmicas do Tempo Real, em que a dupla de artistas apresentará o percurso artístico individual e coletivo de ambos, transitando pelo âmbito da pesquisa, criação, produção, gerência e educação em arte multimídia.
No dia 04 de julho, a Velásquez e Lapetina retornam ao Centro Cultural UFG para apresentação da performance audiovisual Library Reloaded, realizada em tempo real baseada no remix da biblioteca particular dos autores. Numa narrativa vertiginosa, o excesso de informações estimula e desafia nosso aparelho cognitivo a buscar e criar conexões que possam dar sentido à experiência.
Unindo forças
A convergência dos projetos Conexão Samambaia, Fronteira Festival do Filme Documentário e Experimental e Música no Câmpus no programa Frestas se deu a partir da valorização das particularidades com que cada um amplia e inova as relações entre arte, cultura e educação.
Aprovado no Edital do Programa de Extensão Universitária (Proext), do Ministério da Educação, Frestas oferece no decorrer de 2015 e 2016 possibilidades de atuação nas áreas de cinema, dança, música, performance, teatro, artes cênicas, visuais e demais áreas que possam se integrar.
