Palestra: Capacidades Estatais para Políticas de Infraestrutura
Evento
/e/7094-palestra-capacidades-estatais-para-politicas-de-infraestrutura: Sala de Defesas AS01 FCS
: 12 de Dezembro 2018 às 14:00
O Núcleo de Estudos Globais (NEG) e o Grupo de Extensão de Análise de Políticas Públicas e Relações Internacionais (APPRI) do curso de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Sociais da UFG, receberão nesta quarta-feira (12/12) Ana Karine Pereira, Doutora e mestre em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, Ana Karinne é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás (UFG), atuando no Programa de Pós-graduação em Administração (FACE/UFG) e no Programa de Pós-graduação em Ciência Política (FCS/UFG).
A pesquisadora ministrará palestra com o tema Capacidade Estatal para Políticas de Infraestrutura. Ana Karine Pereira graduou-se em Ciência Política na Universidade de Brasília. Possui mestrado em Ciência Política pela Universidade de Brasília. Concluiu doutorado em Ciência Política na Universidade de Brasília com período sanduíche no Centro de Estudos Ambientais, na Universidade de Brown, EUA. É pesquisadora visitante no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), desenvolvendo pesquisa sobre os condicionantes institucionais para a execução do investimento em políticas públicas de infraestrutura. Trabalhou na Administração Pública Federal - na Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI), no Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) - com o monitoramento e avaliação de políticas públicas sociais. Possui experiência de pesquisa nas áreas de capacidades estatais para a implementação de políticas públicas, qualidade burocrática, avaliação de políticas públicas de infraestrutura, gestão ambiental e segurança hídrica.
O Evento também contará com a palestra das alunas de graduação do curso de Relações Internacionais (UFG) que fizeram parte do programa Youth Climate Leaders (YCL), Jakeline de Oliveira, Larissa Duarte e Beatriz Altoé. As estudantes falarão sobre a Experiência no Programa YCL. O programa tem como principal objetivo capacitar jovens de todo o mundo, desenvolvendo as habilidades de liderança e empreendedorismo para lidar com as mudanças climáticas.
O YCL surgiu de uma iniciativa de sua CEO Cassia Moraes que teve a ideia de criar um empreendimento social que ajudasse outros jovens que estão enfrentando os desafios de trabalhar no campo das mudanças climáticas. A fundadora do YCL por meio de seu trabalho sobre mudanças climáticas ao redor do mundo percebeu que seria possível desenvolver o propósito do YCL com a ajuda de seus parceiros da Universidade de Columbia, da Lemann Fellowship e de demais colaboradores. Por meio de uma rede certa de contatos, os jovens líderes podem iniciar suas carreiras na área de mudanças climáticas. O projeto YCL foi vencedor do concurso Climate CoLab, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
