Núcleo Coletivo 22 apresenta espetáculo Por cima do mar Eu vim
Evento
/e/5904-nucleo-coletivo-22-apresenta-espetaculo-por-cima-do-mar-eu-vim: Centro Cultural UFG
: 25 a 26 de Junho 2015
O Núcleo Coletivo 22, projeto de extensão e pesquisa da Faculdade de Educação Física e Dança da UFG, estreia no dia 25 e 26 de junho, às 20h, no Centro Cultural UFG, o espetáculo cênico-musical Por cima do mar Eu vim, que integra a programação da Série Todas as Artes. Fruto das pesquisas desenvolvidas pelo grupo há 14 anos sobre a cultura popular brasileira, a apresentação faz parte do Projeto Kalunga Grande, contemplado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura e tem apoio da UFG. Os ingressos para o espetáculo custam R$ 5,00 a meia entrada e R$ 10,00 a inteira.
A peça narra a travessia de africanos escravizados a caminho do Brasil e de sua permanência no País. A Kalunga Grande, como metáfora de mar, é utilizada como elo de ligação entre Brasil e a África bantu. O lado africano conta a história da rainha Nzinga Mbandi, que no século XVII reinou nos territórios que hoje pertencem a Angola. Já o lado do Brasil é representado pelas figuras arquetípicas do imaginário e da realidade da cultura afro-brasileira.
O espetáculo é dirigido pela professora do curso de Dança da UFG Renata Lima. A dramaturgia e pesquisa musical é do paraense radicado em São Paulo, Leandro Medina e o elenco é formado por Diego Amaral, Flávia Honorato, Lorena Fonte e Vinicius Bolivar.

Projeto de extensão e pesquisa da Faculdade de Educação Física estreia espetáculo sobre a vinda de escravos africanos para o Brasil
Núcleo Coletivo 22
O Núcleo Coletivo 22 iniciou seus trabalhos em 2001, na cidade paulista de Campinas, e expandiu suas atividades na cidade de São Paulo, onde se configurou como ponto de encontro e de passagem de diferentes trajetórias: egressos do curso de dança da Unicamp, artistas-brincantes da cultura popular brasileira e capoeiristas do Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô.
Em 2010, com o ingresso da diretora artística do grupo, Renata Lima no corpo docente do curso de Dança da UFG, o Núcleo Coletivo 22 passa a desenvolver suas atividades também na cidade de Goiânia e amplia seu campo de atuação como projeto de extensão e pesquisa da universidade, ao possibilitar a participação de estudantes, músicos e professores de dança e teatro.