Semana dos Povos Indígenas
Evento
/e/5659-semana-dos-povos-indigenas: PUC-Goiás, Museu Antropológico da UFG
: 08 a 12 de Abril 2019
Inicia dia 8 de abril e vai até o dia 12 a Semana dos Povos Indígenas, evento promovido em conjunto pelo Instituto Goiano de Pré-história e Antropologia da PUC Goiás, o Museu Antropológico da UFG (MA/UFG) e o Conselho Indigenista Missionário (CIMI/GOTO). Com o propósito de discutir os direitos indígenas no marco dos 30 anos da Constituição Federal do Brasil, de 1988, abordará o tema “A Constituição/88 e os processos de resistência dos Povos Indígenas”.
A programação inclui painéis de debates, palestras, lançamento de documentário ambiental, oficinas, além de audiência pública que ocorrerá dia 09/04, às 9h, no Auditório Sólon Amaral, da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás e será presidido pelo Deputado Álvaro Guimarães, presidente da Comissão de Direitos Humanos. O evento é gratuito e aberto a toda comunidade. Confira a programação.
Na oportunidade, os participantes – políticos, indígenas, intelectuais, missionários, integrantes de movimentos sociais e populares – vão discutir temas referentes ao retrocesso dos direitos constitucionais adquiridos pelos povos indígenas no tocante à paralisação das demarcações de seus territórios. Também no dia 09/04, às 19h, no Teatro da PUC Goiás – Campus V será lançado o documentário “Amazônia, o despertar da florestania” com direção e roteiro de Christiane Torlonie e Miguel Przewodowski. Ambos estarão presentes no lançamento.
As pautas são diversas perpassam por temas desde as mudanças drásticas na política indigenista que retirou da FUNAI a competência deexecutar as demarcações de terras indígenas passando-a ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A transferência da própria FUNAI do Ministério da Justiça (MJ) para o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, sob o comando da Ministra Damares Alves também será abordada. Além disso, o processo de desmonte dos direitos indígenas na educação, a proposta de municipalização da saúde indígena e a extinção da SESAI.