Centro Cultural UFG recebe espetáculo Rei Rato
Evento
/e/5328-centro-cultural-ufg-recebe-espetaculo-rei-rato: Centro Cultural UFG - Praça Universitária
: 20 de Dezembro 2016 às 20:00
Fotos: Solomon R. Plaza
O Centro Cultural UFG recebe no dia 20 de dezembro, às 20h, a performance teatral Rei Rato. A apresentação será em sessão única, inédita e gratuita e conta com a orientação artística do professor Kleber Damaso, da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac/UFG). A classificação indicativa é de 16 anos. A atividade encerra a programação artística do 9º FUGA - Festival Universitário de Artes Cênicas de Goiás.

No espetáculo a simplicidade dos materiais está a serviço da sensorialidade e da capacidade dos atores de se transformarem e transfigurarem em cena
Apresentação
Híbrido de mitologia urbana e aberração fenomenológica, a expressão "rei rato" trata da excepcionalidade de coletivos de roedores que se calcificam pelo rabo quando expostos a convivência enclausurada. Especula-se que o excesso de sujeira, frio, a reincidência de lesões, processos de má cicatrização e coagulação sanguínea favorecem esse tipo de embrolho, e que tal ocorrência está intimamente atrelada à instauração de pestes endêmicas, ao desenvolvimento de profundas crises históricas e sociais.
A visualidade proposta no trabalho resulta da manipulação de três materialidades: trapos, ossos de animais e pelos de cavalo. A opção por trabalhar com materiais aparentemente desprezíveis e insignificantes, desvela em si posicionamentos políticos que atravessam a concepção cênica de Rei Rato. "Estamos interessados em incitar o sentido da experiência, isso que faz do teatro um lugar único e experiencial, por isso a intimidade e proximidade se tornaram conceitos tão caros na montagem de Rei Rato", destaca Kleber Damaso.

A visualidade proposta no trabalho resulta da manipulação de três materialidades: trapos, ossos de animais e pelos de cavalo