Espetáculo "Sobre rabas, pepecas e dancinhas"

Evento

/e/4823-espetaculo-sobre-rabas-pepecas-e-dancinhas

: Teatro do Centro Cultural UFG 

: 31 de Outubro 2018 a 01 de Novembro 2018

Para que serve a dança? As respostas podem ser variadas e com certeza muitos sabem que a dança serve para melhorar a saúde, como uma forma de expressão. Mas a dança também pode servir para fazer pensar. Isso mesmo, O Grupo Três em Cena estreia essa semana em Goiânia o seu mais novo espetáculo de dança que tem como intenção, convidar os espectadores para pensarem juntos sobre questões que envolve o copo feminino, machismo e preconceito.

SOBRE RABAS PEPECAS E DANCINHAS – TRÊS EM CENA (GO) 1

Mulheres, rebolados, bundas, sensualidade, seios e dança. Quando tudo isso se junta com músicas que fazem sucesso entre as camadas populares, como o funk e a cultura pop contemporânea resultam em quê? Para as mulheres do Grupo Três em Cena a sexualização do corpo feminino e a vulgaridade atribuída às danças populares urbanas não estão exclusivamente no gestual, mas também, no olhar daqueles que assim as percebem.

Foi essa a constatação das pesquisadoras do curso de Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG) durante o  processo de criação do espetáculo “Sobre rabas, pepecas e dançinhas” que estreia na próxima quarta-feira na série Artes da Cena do Centro Cultural UFG. Vanessa Voskelis, Susan Santos e Taynnã Oliveira são as artistas responsáveis pela criação de um espetáculo que se iniciou a partir de questionamentos sobre censuras vivenciados no próprio curso de graduação que frequentam, mas que culminou numa elaboração cênica para discutir questões relacionadas ao machismo em nossa sociedade.

SOBRE RABAS PEPECAS E DANCINHAS – TRÊS EM CENA (GO) 2

O espetáculo "Sobre rabas, pepecas e dancinhas” conta ainda com dramaturgia de Rafael Guarato e produção de Juliane Borges e é a mais recente criação do Grupo Três em Cena, sendo dirigido por três artistas mulheres. O ponto inicial para a criação se deu na sensação de censura que vivenciaram no curso de dança da Universidade Federal de Goiás, local que tem demonstrado certa dificuldade em refletir e dialogar com as danças presentes nos meios de comunicação de massa. Com o desenvolvimento da pesquisa para criação, as artistas perceberam que a proibição das danças populares se davam com maior frequência quando o corpo da mulher estava envolvido, principalmente quando relacionado a gestuais que solicitam uso de regiões do corpo como quadril, busto ou sugerem gestos socialmente atribuídos à ideia de sensualidade. 

O espetáculo tenta, a partir da própria dança, problematizar e refletir sobre como o machismo na cultura recente se manifesta também em ações condenatórias sobre quais danças as mulheres “devem” dançar, tornando-se um convite e uma inusitada oportunidade para pensarmos juntos sobre a sociedade em que vivemos.

[Espetáculo] SOBRE RABAS PEPECAS E DANCINHAS – TRÊS EM CENA (GO)

Data: 31/10 e 01/11 de 2018

Hora: 20

Local: Teatro do Centro Cultural UFG 

Ingresso: R$20 (inteira) R$ 10 (meia)

Classificação: 14 anos

 

Duração: 50 min