Encontro aberto discute Eisensten e o formalismo
Evento
/e/4560-encontro-aberto-discute-eisensten-e-o-formalismo: Auditório da Faculdade de Informação e Comunicação - Câmpus Samambaia
: 20 de Outubro 2017 às 09:00
O Grupo de Estudos Forma, Arte e Tecnologia da Universidade Federal de Goiás (Gepat) realiza, no dia 20 de outubro, um encontro aberto para discutir Eisensten e o formalismo. O formalismo é uma escola de pensamento cujo princípio básico é a ideia de que os objetos artísticos devem ser apreciados, avaliados ou compreendidos por meio do conceito de forma.
Há diferentes interpretações deste princípio, pelas quais os teóricos se empenham em testar a hipótese formalista à luz das transformações históricas da arte. Se tomamos a modernidade como ponto de partida, já contamos com mais de um século de debate filosófico sobre a forma. Do ensaio Arte, de Clive Bell, em 1914, aos estudos recentes de Nick Zangwill sobre a sustentação de um neoformalismo na filosofia analítica, o conceito de forma persiste nas reflexões sobre a criação, a interpretação e a crítica da arte.

Gepat
O objetivo do Gefat é estudar a tradição formalista, desde os autores originais até os mais recentes, a fim de sistematizar contribuições para essa linha de pensamento em trabalhos acadêmicos originais, produzidos desde os interesses e parcerias dos membros do grupo.
O escopo das leituras e discussões realizadas nos encontros do Gefat se dá por meio de três eixos de maior interesse: (1) a filosofia analítica da arte; (2) a relação entre cognitivismo e formalismo e (3) a problematização da arte realizada com o emprego de tecnologia audiovisual, partindo do cinema e da TV em direção ao vídeo e às formas interativas de arte digital.
O Gefat foi criado em setembro de 2016, sob coordenação do professor Rodrigo Cássio Oliveira. Os encontros ocorrem periodicamente e são abertos a todos os interessados.