UnConvention - 15º Festival Bananada
O Centro Cultural UFG recebe mais uma edição do UnConvention, dentro do 15º Festival Bananada, nos dias 16 e 17 de maio, onde
representantes da música local se reúnem no com personalidades e convidados no Centro Cultural UFG para discutirem os temas: “O Ecad na Berlinda”, “Casas de Shows Pós Santa Maria” e “Academia Brasileira de Música”. O evento acontecerá no Teatro do Centro Cultural UFG - Praça Universitária. Segue abaixo a programação:
16 de maio (quinta-feira)
14h – 15h30: Mesa 1 “O ECAD NA BERLINDA” com Deborah Sztajnber
Participa como debatedora / palestrante do primeiro dia de painéis a advogada de artistas e casas de show, autora do livro “O show não pode parar – Direito do Entretenimento no Brasil”, Dra. Deborah Sztajnberg (RJ). Durante a mesa, ela explica a realidade do Ecad após a condenação pelo Ministério Público por formação de cartel.
Deborah Sztajnberg é doutoranda, mestra em direito empresarial e pós-graduada em gerência da indústria do entretenimento. Advogada de diversos artistas e produtores, bem como assessora de diversas casas de espetáculos e empresas do ramo. Professora de cursos de pós-graduação relacionados à cultura e entretenimento, com publicações nacionais e internacionais de diversos artigos sobre o tema. Escreveu o livro “O show não pode parar – Direito do Entretenimento no Brasil” atualmente esgotado e recentemente publicou um artigo no livro “Combate a Pirataria – Estudos em Homenagem ao Des. Pellegrini”
16h – 18h: Mesa 2 “CASAS DE SHOWS PÓS SANTA MARIA”
Discutindo o segundo tema do dia, que aborda a situação das casas de espetáculo e shows, após o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), que matou 241 pessoas e feriu 123 outras, gerando grande polêmica sobre segurança e infraestrutura nesses espaços, estarão a deputada federal Marina Sant'Anna, o vereador Virmondes Cruvinel, a Secretária Municipal de Cultura Glacy Antunes, além do Superintendente Executivo da Secult Goiás, Décio Coutinho.
17 de maio (sexta-feira)
15h – 17h30: Mesa 3 “Academia Brasileira de Música” com Marcos Boffa, Carlos Eduardo Miranda, Jonathas Vargas e José Flávio Junior.
Marcos Boffa é nome conhecido do circuito festeiro e de shows do Brasil. Foi um dos sócios da falecida Motor Music, e ajudou a colocar de pé grandes festivais como o Sónar Sound, Nokia Trends, Motomix e o Planeta Terra.
Carlos Eduardo Miranda, é um produtor musical gaúcho, jurado dos programas "Ídolos"e "Astros", do SBT. Lançou nomes como Raimundos, Skank, O Rappa, Virgulóides, Blues Etílicos, Cordel do Fogo Encantado, Cansei de ser sexy, Móveis Coloniais de Acaju e Mundo Livre SA. Criou e dirigiu o site Trama Virtual, que é um projeto de distribuição online de artistas independentes. Produziu recentemente grandes projetos como o “Terruá Pará”, e a cantora Gaby Amarantos – um dos maiores nomes da nova música brasileira. Como jornalista da área de música, Miranda trabalhou para a revista Bizz.
Jonathas de Vargas é gerente da área de shows e festivais na GEO, plataforma de eventos ao vivo das Organizações Globo, desde a criação da companhia em 2010. Atua na unidade de negócios de entretenimento e é responsável pelas edições do Lollapalooza Brasil. Começou a trabalhar em 2006 no Grupo RBS, no sul do Brasil. Desde então, o gaúcho, que atualmente reside em São Paulo, trabalha em diferentes projetos do gênero, desde o planejamento inicial até a operação no local do evento.
José Flávio Júnior é jornalista, radialista e realiza curadorias de eventos musicais. Desde 2005, atua como crítico de música popular da revista Bravo!, publicada pela editora Abril. Também é editor-assistente da revista Billboard Brasil desde agosto de 2012.
Como repórter e editor, trabalhou nas revistas Veja São Paulo, BIZZ e no site Usina do Som. Já publicou textos nas revistas Rolling Stone, Tam nas Nuvens, Vip, Playboy, Capricho, Isto É Gente, Jungle Drums (Inglaterra) e nos jornais Folha de São Paulo (cadernos Ilustrada e Folhateen) e O Estado de São Paulo (Caderno 2).
O UnConvention é uma comunidade de música, global e popular, sem fins lucrativos, criada em Manchester (UK), que se reúne física e virtualmente para compartilhar, discutir e debater questões que envolvam música, tecnologia e criatividade. O meeting mundial já
passou por 15 diferentes países.