Série _Todas As Artes_ recebe Marcos Moraes e o Projeto DatingSoccerFood (DSF)

Evento

/e/2966-serie-_todas-as-artes_-recebe-marcos-moraes-e-o-projeto-datingsoccerfood-dsf

: Centro Cultural UFG (Praça Universitária)

: 30 de Maio 2012 às 21:00 a 01 de Junho 2012 às 21:00

Atividades ocorrem de 31 de maio a 2 de junho e são gratuitas


O multiartista e produtor Marcos Moraes, residente em São Paulo, interessado no diálogo e na interação com os artistas locais, desembarca em Goiânia nesta semana para integrar um conjunto de ações diversificadas e descentralizadas, de quinta a domingo, por meio do Prêmio FUNARTE Klauss Vianna de Dança – Circulação 2012.

O DatingSoccerFood, concebido e dirigido por Marcos Moraes e produzido por Radar Cultural, Gestão e Projetos, é uma plataforma aberta à pesquisa e à criação cênica, que tem como objetivo principal investigar os 'modos de fazer' da dança contemporânea, com base
em processos colaborativos e das sínteses operadas pelo corpo. Seu fio condutor - e seu motor - é o desejo. DSF recebeu o Prêmio Fomento à Dança da Cidade de São Paulo – 9ª edição e a Bolsa Funarte de Residências Artísticas em Artes Cênicas em 2010/11. Em 2012 recebe o Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança – Circulação.

A primeira ação é uma conferência sobre possíveis diálogos das esferas estéticas, políticas e econômicas. Uma inicitiva do Fórum de Dança de Goiânia, em parceria com a Produtora Mais Um Baú de Idéias e que contará com os expositores convidados Décio Coutinho (diretor de ação cultural da SECULT Goiás) e Valéria Figueiredo (idealizadora do curso de Dança da UFG).


A conferência ocorre na quinta-feira, dia 31 de Maio, às 19 horas, na Fábrica Cultura Coletiva, e será transmitida simultaneamente em rede. Na ocasião, o fórum aproveita para discutir a formatação e fazer o pré-lançamento do Seminário FRESTAS - caminhos para articulação política e econômica da dança, previsto para o segundo semestre, e que pretende reunir artistas, produtores, gestores e pesquisadores e educadores de todo território nacional em Goiânia para pensar as agendas políticas, estratégias econômicas e especificidades da área.


Na sexta feira, dia 01 de julho, às 20:00h, Marcos Moraes apresenta “Solo Lisboa” e o videodança “Love Letter” no Centro Cultural UFG (CCUFG), dentro da segunda edição da série “Todas As Artes”, sob coordenação da professora Flávia Cruvinel, numa parceria com a Pró-reitoria de Extensão e Cultura.


"Solo Lisboa" é um trabalho sobre o propósito da dança e sua relação intrínseca com a vida. A criação, a autoria, a representação, o movimento, a busca de sentidos, o fracasso e a invenção são alguns dos tópicos que o motivaram. Foi iniciado em residência artística no Atelier Real de Lisboa, teve o acompanhamento de João Fiadeiro, e foi desenvolvido em São Paulo.

“Love Letter” é um videodança sobre ‘o olhar e a dança da/na cidade’. Foi desenvolvido em Londres com a fotógrafa e realizadora em vídeo, Marcella Haddad, e editado por Fabio Almeida em São Paulo. Os dois trabalhos a serem apresentados foram iniciados com base em residências artísticas (Fortaleza, Lisboa e Londres), que originaram diferentes processos artísticos, desenvolvidos e compartilhados em São Paulo.


No sábado, dia 02, das 15 às 18 h, na sala de dança do CCUFG, Marcos realiza o workshop “Exercício entre a graça e gravidade”, com o objetivo de pensar o corpo, mover o pensamento, num convite ao exercício da dança com prazer. Destinado a bailarinos, atores, cantores, estudantes e profissionais que desejem trabalhar sua relação com o corpo, o espaço, a cena, o movimento.


E para concluir a programação, no domingo às 10 h, participa de uma roda de conversas intitulada "Escambo de ideias", após a apresentação do trabalho de conclusão em processos coreográficos da turma de pós-gradução em Pedagogias da Dança do CEAFI. A intervenção urbana intitulada “SPIELEN, catadores de brinquedo” ocorre no Anfiteatro Natural (Teatro de Mambu do Parque Areião) e é supervisionada pelo professor, artista e pesquisador Kleber Damaso.






Programação:

Projeto DSF Circulação 2012 – Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança


(Todas as atividades são gratuitas)



· Dia 31/05/12 - Alinhamentos estéticos, políticos e econômicos. Conferência do Fórum de Dança de Goiânia e pré lançamento do Projeto FRESTAS. Expositores: Marcos Moraes, Décio Coutinho e Valéria Figueiredo. [Fábrica Cultura Coletiva - 19 hs].



·Dia 01/06/12 - Programa 1 - "Solo Lisboa" e videodança "Love Letter" - [Centro Cultural UFG - 20 hs].



· Dia 02/06/12 - workshop "Exercícios Entre a Graça e a Gravidade" - [Centro Cultural UFG - das 15 hs às 18 hs].


· Dia 03/06/12 - "Escambo de ideias", com Marcos Moraes e a turma de pós-graduação em Pedagogias da Dança do CEAFI - [Teatro de Bambu - Parque Areião às 09:30 h].



Ficha Técnica:


Concepção e Direção: Marcos Moraes


Produção Executiva: Radar Cultural, Gestão e Projetos


Direção de Produção: Solange Borelli


Love Letter – DVD – Com Marcos Moraes e participações especiais de Marcella Haddad, Teresa Toledo, Artyom Romanoff e os tocadores de Sinos de St. Mary`s Church, Putney Bridge, Londres. Camera de Marcella Haddad; Edição de Fabio Almeida.


Solo Lisboa – Com Marcos Moraes; acompanhamento na residência realizada no Atelier Real (Lisboa): João Fiadeiro. Desenho de Luz: André Prado. Música: Chet Baker.



Curriculum Resumido


Marcos Moraes, formado em dança e em “Técnicas Psico-corporais Para o Desenvolvimento Harmônico” pelo Espacio de Desarrollo Armónico – Rio Abierto de Montevidéu, Uruguai, trabalha como artista, docente, gestor e produtor cultural. Atualmente desenvolve o Projeto DatingSoccerFood, plataforma de criação e pesquisa em Dança e Performance. Foi integrante do Grupo Espacio de Dança-Teatro, dirigido por Graciela Figueroa, entre 1995 e 2002. Trabalhou em diversas parcerias artísticas como intérprete-criador, bailarino, ator e cantor.


Colabora anualmente com alguns dos principais festivais e eventos de dança do país, como a Bienal de Dança do Ceará, o Festival Panorama de Dança (Rio de Janeiro) e o Festival Dança em Foco (Rio de Janeiro e São Paulo), entre outros. Trabalhou na articulação de redes e coletivos agrupados a partir dos Fóruns Economia da Dança, iniciados com sua consultoria ao Festival Panorama de Dança (2008, Rio de Janeiro). Foi coordenador de Dança da Funarte/MinC, tendo conduzido a negociação que resultou na formação da Câmara Setorial de Dança, hoje Colegiado de Dança, vinculado ao CNPC.