Centro Cultural UFG apresenta Ögmundur Thór Jóhannesson

Evento

/e/2920-centro-cultural-ufg-apresenta-ogmundur-thor-johannesson

: Centro Cultural UFG (Praça Universitária)

: 14 de Abril 2012 às 21:00 a 01 de Novembro 2013 às 12:40

Recital do violonista islandês será realizado neste domingo, 15, a partir das 11 da manhã

O Centro Cultural da UFG, dentro da série GOVIO, apresenta neste domingo um concerto com Örgmundur Thor Johannesson, da Islândia.

Dia: 15 de abril de 2012 (domingo)
Horário: 11h
Local: Centro Cultural UFG – Praça Universitária
Realização: GOVIO/PROEC-UFG

Ingressos: R$ 20,00 (inteira)/R$ 10,00 (meia)


O artista - Ögmundur Thór Jóhannesson nasceu em Reykjavík em 1980. Começou a estudar violão clássico aos 10 anos de idade, e terminou seus estudos musicais na Islândia, com honras, em maio de 2000.


Cumpriu estudos privados na Escola Luthier d'artes musical, em Barcelona, Espanha, de 2000 a 2002, com Arnaldur Arnarsson, Ricardo Gallen, Alex Garrobé e Sadahiro Otani, entre outros.


Graduou-se em junho de 2008, na Universidade Mozarteum, em Salzburg, na Áustria. Lá, sob a orientação de Marco Diaz-Tamayo, terminou seu bacharelado e mestrado com distinção. Atualmente estuda com o professor Carlo Marchione no Conservatório de Maastricht.


Johannesson recebeu vários prêmios e reconhecimentos, como o Grant Salário Artista por 9 meses do governo islandês para 2010, prêmios do Movimento Rotary islandês em janeiro de 2009, da Instituição Jean Pierre Jaquillat em 2005, e dois outros prêmios artísticos no mesmo ano na Islândia. Em 2003, ele ganhou o segundo prêmio no II International Agustin Barrios Competition, em Lambesc, França (primeiro prêmio não foi concedido). Em 2001, foi finalista no VII International Guitar Competition Andres Segovia, em Linares, Espanha.


Foi convidado para tocar em vários festivais de música e concertos nos EUA (Mostly Nordic Chamber Music Series, Seattle), Índia (Blue Frog, em Mumbai), Inglaterra (Londres), França (Islande-Provence), Áustria (Fratres e Trigonale), Alemanha, e Rússia (São Petersburgo). Em 2008 tocou a estreia da Sonata de Karolina Eiríksdóttir em Paris, França, obra esta dedicada a ele. Recebeu excelentes críticas do dembl.is, de ambos os seus recitais no Tíbrá Concert Series, na Islândia em 2005 e 2008: "... Ögmundur é um guitarrista incrível", "... técnica e Segurança emocional ... profundidade ... convincente ... com fogo ...guitarrista de grande expectativa ... "


Ministrou masterclasses na Iceland Academy of Arts e na Universidade de Washington, e esteve presente em vários cursos com Aniello Desiderio, Costas Cotsiolis Joaquín Clerch, Thomas Müller Pering, Pavel Steidl, Manuel Barrueco, David Russell, entre outros.


Ögmundur atualmente vive em Berlim, na Alemanha, onde trabalha como músico freelance, ensinando em vários institutos e apresentando-se regularmente como solista e com grupos de câmara.


Ele conta com o apoio do WGC – Worldwide Guitar Connections - para seus concertos de música nova islandesa no Brasil.