Participe de atividades em Gestão Autônoma em Arte e Cultura
Evento
/e/19097-participe-de-atividades-em-gestao-autonoma-em-arte-e-cultura: A ser informado pela organização do evento
: 27 de Abril 2016 a 06 de Julho 2016
Entre 27 abril e 6 julho de 2016 produtores e artistas goianos terão acesso gratuito a residências e oficinas com o tema gestão autônoma em arte e cultura. O projeto, financiado pelo Fundo Estadual de Cultura, terá 6 (seis) módulos, cada um com a presença de um convidado externo, nacional e/ou internacional. O objetivo é oferecer intercâmbio, profissionalização, aprofundamento e aperfeiçoamento do trabalho de gestão em artes, diferenciando os aspectos do trabalho de campo, da política cultural e da economia das artes e dos demais produtos e bens de cultura.
As inscrições para a primeira residência estarão abertas até dia 18 de abril, pelo e-mail projetogestaocultural.go@gmail.com. O primeiro módulo, que ocorrerá dos dias 27 a 30 de abril (4ª a sábado), contará com a presença de Jorge Sepúlveda e Guillermina Bustos, da Argentina. Todo o projeto é oferecido gratuitamente ao público interessado.
Público-alvo
Podem participar do programa de formação os produtores, artistas, estudiosos e gestores, interessados no tema, seja pelo viés teórico, seja pela atuação prática do indivíduo. A inscrição deve ser feita via e-mail, enviando um currículo resumido e uma carta de motivação. As informações enviadas passarão por uma análise e o resultado será divulgado no dia 20 de abril.
Importância da Gestão Cultural Autônoma
Segundo o idealizador do projeto, o professor e pesquisador da Universidade Federal de Goiás, Marcio Pizarro Noronha, há 30 anos a questão da gestão em cultura e arte não preocupava os profissionais que atuam neste ramo, mas hoje, o tema ocupa um lugar importante em suas atividades.
Pizarro, que também é pesquisador e ele próprio um produtor, complementa: “É importante pensar a gestão como parte do processo criativo e da prática artística como um todo. Observa-se que a criação de escolas, companhias, academias e grupos não tem sido acompanhada de uma expansão dos horizontes de compreensão e de atuação política e econômica destes mesmos grupos. A composição da cena artística e de seus projetos de criação e de produção artístico-cultural necessita ser acompanhada de uma reflexão sobre a produção dos lugares da cena e da organização do campo de ação”.
