Centro Cultural UFG abre a Exposição Geração 80

Evento

/e/19022-centro-cultural-ufg-abre-a-exposicao-geracao-80

: Centro Cultural UFG - Av. Universitária, 1533, Praça Universitária - Setor Universitário

: 21 de Outubro 2019 às 19:30

O Centro Cultural UFG apresenta a exposição Geração 80 no acervo do CCUFG, com curadoria de Aguinaldo Coelho. A exposição evidencia o trabalho de artistas expositores cujos trabalhos compõem o acervo do Centro Cultural UFG, além de propiciar uma revisita à arte brasileira produzida na década de 80 do século XX. Foram escolhidos pelo curador artistas que possuem obra no acervo do CCUFG e que estiveram presentes nas três exposições icônicas dos 1980: “Como Vai Você Geração 80” que aconteceu na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, em 14 de julho de 1984; “BR-80 Pintura Brasil Década 80” em 9 capitais, em 1991;  “Onde Está Você Geração 80” – realizada no Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro em 2004. São eles Adir Sodré, Angelo Venosa, Beatriz Milhazes, Cristina Canale, Elder Rocha Filho, Daniel Senise, Gonçalo Ivo, Leda Catunda, Luiz Mauro e Selma Parreira. Ainda, foi inserida nesta exposição uma obra do artista Leonílson, de acervo particular, ícone da década, ainda inédito em Goiânia. A presença destes artistas enriquece significativamente o acervo da CCUFG.

“Quando me convidaram para fazer uma leitura do acervo, imediatamente pensei nesta exposição da Geração 80, neste acervo, por alguns motivos. O primeiro seria o fato de eu ter ganho o projeto do Prêmio Marcantonio Vilaça da Funarte que propiciou os trabalhos de Senise, Canale, Venosa e Catunda para o Centro Cultural UFG. Nesta empreitada tive a valiosa colaboração de Carlos Sena e Divino Sobral, que foram parceiros nas fundamentações. Um segundo motivo é que participei desta década de 80 no Parque Lage e acho que esta produção, que tem ótimos exemplos no acervo da UFG, permite um conhecimento importante da história recente da arte no Brasil, mesmo que os trabalhos não datem daquela década.”, resume o curador da mostra Aguinaldo Coelho.

A exposição marca também a mudança da Coordenação de Programação de Artes Visuais, Profa. Maria Tereza Gomes, que também coordena a produção da exposição. As obras foram preparadas para ser apresentadas ao público pela profa. Gisele Costa Ferreira da Silva e por Reis Neri, colaborador externo a partir da parceria UFG e Secretaria Municipal de Cultura. A mediação cultural é coordenada pela Profa. Juliana de Castro Chaves.

Para Profa. Flavia Maria Cruvinel, Diretora de Cultura e Pró-Reitora Adjunta de Extensão e Cultura, “esta exposição traz um recorte das obras contidas no acervo do centro Cultural UFG, um dos mais relevantes do Brasil Central no que diz respeito à Arte Contemporânea, com um olhar inédito sobre ele”. Um outro ponto destacado pela diretora é que a abertura da exposição está incluída na Programação do Conpeex, inaugurando a "Rota de Cultura Acary Passos encontra Carlos Sena", em uma alusão ao trabalho conjunto realizado pelo Museu Antropológico e o Centro Cultural UFG e uma homenagem aos fundadores destes equipamentos culturais. “Estamos muito felizes com este momento que precede as comemorações dos 50 anos do Museu Antropológico, dos 10 anos do Centro Cultural UFG e dos 60 anos da Universidade Federal de Goiás, em 2020. No Conpeex deste ano, além da abertura desta exposição, lançamos oficialmente os repositórios dos acervos do Museu Antropológico e do Centro Cultural UFG na plataforma digital Tainacan, iniciando um minucioso trabalho de disponibilização do acesso aos acervos aos interessados”, comemora Flavia Cruvinel.

GERAÇÃO 80 NO ACERVO DO CCUFG

Categorias : destaque