Anivers_rio da UFG comemorado em grande estilo
Evento
/e/15653-anivers_rio-da-ufg-comemorado-em-grande-estilo: Teatro Goi_nia
: 13 de Dezembro 2006 às 22:00 a 01 de Novembro 2013 às 12:40
A palavra do reitor, premiação e boa música marcaram a Assembléia Universitária comemorativa dos 46 anos da Universidade Federal de Goiás (UFG), na quinta-feira, 14, no Teatro Goiânia. O reitor Edward Madureira Brasil falou sobre os últimos avanços da instituição, especialmente em termos da expansão física nos câmpus de Jataí e Catalão; a implantação de novos cursos de graduação e de pós-graduação, inclusive de ensino a distância e algumas turmas especiais, em atendimento a demandas sociais, dentre as ações afirmativas que integram as metas da UFG.
No campo da pós-graduação e pesquisa, a instituição comemora a criação de novos cursos, a ampliação do número de bolsas e a destinação de 6% dos recursos de seu custeio para projetos de pesquisa. A área de Extensão e Cultura foi contemplada este ano, pela primeira vez, com o percentual de 2% do custeio da instituição para o financiamento de suas atividades. Dentre as ações estratégicas, o reitor ressaltou ainda o incentivo à capacitação do pessoal técnico-administrativo, a implantação do projeto Universidade Saudável, bem como aquelas de interação com a sociedade, como a instalação do Conselho Integração-Sociedade, o projeto Reitoria Itinerante, o plano de comunicação, entre outras.
Na oportunidade, foi apresentada a logomarca vencedora do concurso “Redesign da Logomarca da UFG” e entregue o prêmio de R$ 10 mil e o certificado à vencedora do concurso Ana Paula Mattos Dias Paes Barreto, de Recife, Pernambuco. Ao receber o prêmio, Ana Paula Mattos disse estar muito orgulha especialmente pela transparência do concurso, qualidade da comissão julgadora e pelo reconhecimento do seu trabalho. Ela completa vinte anos de carreira como designer.
Também foi apresenta a segunda edição da Revista UFG, que traz um dossiê sobre o Sertão. O evento contou com duas atrações musicais: a Orquestra Acadêmica Jean Douliez, regida pelo professor Carlos Henrique Rodrigues Costa e o Coro de Câmara, sob a regência da professora Joana Christina Brito Azevedo, ambos da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG.
Logomarca – Em 1966, a Universidade Federal de Goiás adotou, por meio de concurso público, como sua logomarca a criação do professor Luiz Curado: o ícone de uma colméia constituído por uma pirâmide de seis hexágonos com um livro aberto ao centro e com a sigla UFG disposta nos hexágonos da base piramidal apoiada sobre um tripé.
A logomarca fazia referências ao aspecto coletivo do conhecimento com as diversas unidades de ensino constitutivas da Universidade e traduzia a vocação da UFG para promover a articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão.
Ao longo dos 46 anos da UFG, sua logomarca passou por sucessivos processos de adaptação às novas tendências que a cultura visual e a publicidade dispuseram no mundo contemporâneo. Tais mudanças foram realizadas sem concurso e adquiriram assim aspecto temporal relacionado às passagens das diferentes gestões. Em 2006, a UFG realizou concurso público para redesign da sua logomarca histórica, que completou 40 anos. Dentre as 417 propostas inscritas por profissionais de todo o país, a Comissão Julgadora escolheu como vencedora a logomarca criada pela disigner pernambucana Ana Paula Mattos.
Integraram a comissão julgadora Anselmo Pessoa Neto, pró-reitor de Extensão e Cultura da UFG; André Luiz Rodrigues, editor executivo do jornal O Popular; Carlos Sena Passos, professor da Faculdade de Artes Visuais da UFG; Evandro Renato Perotto, professor do Instituto de Artes da Universidade de Brasília; Felipe Ramos Chalfun, professor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Católica de Goiás; Juliano Ribeiro de Moraes, designer gráfico e artista plástico e Thalita Sasse Froes, professora da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da UFG.
A nova logomarca atualiza a marca histórica da UFG e traça uma ponte entre memória e renovação, preservando o conceito estrutural da primeira marca e dando-lhe desdobramentos plásticos condizentes com as necessidades comunicacionais do presente. Reflete e representa a realidade da UFG como uma colméia abstrata formada pela conjunção de seis unidades hexagonais de diferentes proporções, com distintos espaçamentos entre si, e dispostos em torno de um centro hexagonal. O ícone da colméia perdeu os contornos naturalistas e adquiriu aspecto simbólico polissêmico, que aponta para símbolos de várias áreas da ciência. A cor azul que porta o sentido de universidade, o dinamismo dos módulos, a potencial expansão da imagem são qualidades de pregnância que traduzem a Universidade Federal de Goiás de maneira aberta, compromissada com a pesquisa e sedimentada como centro de excelência e de referência no ensino público no Centro-Oeste Brasileiro.