Exposi__o coletiva Trans Verso (Galeria da FAV-UFG)
Evento
/e/15206-exposi__o-coletiva-trans-verso-galeria-da-fav-ufg: Galeria da FAV (c_mpus II da UFG)
: 15 de Novembro 2006 às 22:00 a 14 de Dezembro 2006 às 22:00
A Galeria da Faculdade de Artes Visuais da UFG expôe até o dia 15 de dezembro a coletiva Trans Verso, com apresentação de Fernando Cocchiarale (Curador do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro/RJ) e obras do acervo da galeria Carminha Macedo Arte Contemporânea de Belo Horizonte/ MG. A mostra integra as comemorações do 46º aniversário da UFG.
Trans Verso reúne um conjunto de dez obras de relevantes artistas nacionais como Alexandre Vogler (RJ), Caetano Dias (BA), Enrica Bernadelli (RJ), Nina Moraes (SP), Tatiana Grinberg (RJ) e Walton Hoffmann (RJ), que foram selecionados em função de enfatizarem a situação transversal das linguagens artísticas atuais como a pintura, a colagem, a instalação, a fotografia e o vídeo.
No texto de apresentação da mostra, o curador Fernando Cocchiarale diz que: “Trans Verso é um termo tão aberto e plural quanto a arte e o mundo contemporâneos. Permite diversas interpretações, uma vez que sugere fluxos e não identidades fixas, semelhantes aos antigos ismos. É um termo oblíquo e híbrido quase oposto à pureza plástico-formal perseguida pelas linhagens modernistas; randômico, se confrontado à uma causalidade linear; hermeneutico por contraste às teorias críticas formalistas.“ Ainda segundo Cocchiarale, “Se Trans significa literalmente passar através, ir além. Verso designa o lado oposto à frente de uma superfície bidimensional. Trans Verso é por todas essas considerações um conceito que acolhe e empresta sentido a uma mostra contemporânea como a que agora é trazida a público.”
Alexandre Vogler já participou de exposições na Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Holanda e Portugal, e ganhou esse ano o Prêmio Flamboyant do 6º Salão Nacional de Arte de Goiás. Apresenta na mostra um vídeo que investiga a poética do contexto urbano, e mais duas pinturas em esmalte sobre lona que representam pistas de autoramas formando um circuito absurdo. Caetano Dias tem mostras realizadas na Alemanha, Argentina, Canadá e Venezuela, além de individuais nos principais museus do Brasil; exibe fotografias de grandes dimensões em que a imagem de um homem nu é desfocada e resignificada. Enrica Bernadelli é uma artista que já participou da Bienal Internacional de São Paulo e da Bienal do Mercosul além de mostras em Portugal, Bolívia e Inglaterra; traz um díptico formado por duas fotografias que focam a paisagem por um corte circular feito em uma superfície colocada em primeiro plano. NinaMoraes integrou diversas mostras nos Estados Unidos, Israel e Argentina, realizou individual em 2001 no MAC/Goiás e tem obras nas principais coleções públicas e privadas do Brasil; na exposição mostra uma colagem de grande dimensão executada com materiais adesivos brilhantes e com fragmentos de espelhos. Tatiana Grinberg ganhou bolsas de estudos em Berlim e Londres, a artista participou de exposições na Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e Espanha; apresenta uma instalação realizada com centenas de pequenos moldes de porcelana de fragmentos de seu corpo depositados sob um tapete. Walton Hoffmann já realizou exposições na Espanha, Argentina, Chile, Peru e Uruguai, participou da Bienal do Mercosul e possui trabalhos em importantes coleções públicas da América Latina, EUA e Europa; exibe na mostra trabalhos lúdicos, realizados com técnicas digitais e manipulação de imagens de segunda geração.
Trans Verso é resultado da parceria entre a Galeria da FAV – que tem buscado em sua programação exibir coletivas de artistas contemporâneos brasileiros, possibilitadas através de parcerias com outras Instituições Públicas e com Galerias privadas – e a galeria Carminha Macedo Arte Contemporânea que tem como projeto diferencial de atuação desenvolver parcerias visando realizar exposições coletivas com artistas representados por seu acervo. Trans Verso é a segunda parceria da galeria Carminha Macedo Arte Contemporânea. A primeira foi inaugurada com a mostra “Presente Líquido” em cartaz em Curitiba na Casa Andrade Muricy. No dia 25 de novembro a galeria inaugurará sua sede em Belo Horizonte, e em dezembro apresentará a exposição “Flotantes” em Santiago do Chile em parceria com a Galeria Isabel Aninat.
Contatos
Galeria da FAV – 3521-1445
Carlos Sena – 3225-7958 e 3209-6251
Carminha Macedo – 0 xx 31 9978-1439
Serviço
Trans Verso.
De 16 de novembro a 15 de dezembro.
De segunda a sexta, das 08 às 17:30 hs (intervalo de almoço: 13 às 13:30h).
Galeria da Faculdade de Artes Visuais.
Campus 2 da UFG. Tel. 352-11445.
A galeria dispõe de monitores preparados para receber o público.
Créditos das fotografias
Caetano Dias – Caetano Dias
Enrica Bernadelli – Odir Almeida
Walton Hoffmann – Walton Hoffmann
Tatiana Grinberg – Tatiana Grinberg
Nina Moraes – Nina Moraes
Alexandre Vogler – Alexandre Vogler