Exposição _Centenário de Colemar Natal e Silva _ A saga de um fundador_

Evento

/e/15035-exposicao-_centenario-de-colemar-natal-e-silva-_-a-saga-de-um-fundador_

: Casa de Cultura da Justiça Federal _ conhecida como _Casarão da Rua 20_

: 22 de Agosto 2007 às 21:00 a 30 de Dezembro 2007 às 22:00


A UFG promove a exposição “Centenário de Colemar Natal e Silva – A saga de um fundador – 1907-2007”, na Casa de Cultura da Justiça Federal – conhecida como “Casarão da Rua 20”, no Centro. A mostra está aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e vai até o mês de dezembro.

A exposição, alusiva aos cem anos de nascimento do fundador da UFG, reúne peças que reconstituem a presença marcante de Colemar na área da cultura, do ensino superior, do direito e da literatura em Goiás. O acervo contém fotos, objetos, medalhas, condecorações e réplicas de documentos que contam a trajetória do homem público e o processo de fundação da UFG.

A exposição foi organizada pela Divisão de Comunicações da UFG, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), a Academia Goiana de Letras (AGL) e a Casa de Cultura da Justiça Federal.

História - Em 13 de outubro de 1959, Colemar Natal e Silva assumiu a direção da Faculdade de Direito. Em 14 de dezembro de 1960, ele conseguiu aprovação do projeto de criação da UFG no Congresso Nacional. Essa data marca o nascimento oficial da Universidade. A partir de então elaborou estatutos, escolheu locais, elegeu reitor e, em 3 de fevereiro de 1961, houve uma cerimônia festiva de instalação da universidade, no Salão Nobre da Faculdade de Direito, que funcionava no Casarão da Rua 20.