Professor da UFG dirige espetáculo As Artimanhas de Scapino

Evento

/e/14654-professor-da-ufg-dirige-espetaculo-as-artimanhas-de-scapino

: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Trindade, Nerópolis, Goianira

: 17 de Outubro 2015 a 01 de Novembro 2015

Entre os dias 17 de outubro e 1 de novembro, o Grupo PlenLuno Teatro fará apresentações em ruas, praças e Pontos de Cultura, levando para os mais diversos públicos uma de suas principais obras teatrais, intitulada As Artimanhas de Scapino. A peça tem direção do professor da Escola de Música e Artes Cênicas (Emac) da UFG, Newton Armani, e atuação do estudante do curso de Artes Cênicas da instituição, Jonathan Sena, além da graduada no mesmo curso pela UFG, Alinne Mendes. Goiânia (17/10), Aparecida de Goiânia (18/10), Senador Canedo (24/10), Trindade (25/10), Nerópolis (31/10) e Goianira (01/11) foram as cidades escolhidas para receber o espetáculo.

Todas as apresentações são gratuitas e, após cada encenação, os atores conversam com o público sobre a importância do teatro e das artes para a comunidade, além de falarem sobre o processo de criação do espetáculo. O projeto recebe apoio em recursos do Fundo de Cultura do Estado de Goiás, que fomenta projetos culturais desenvolvidos localmente.

As Artimanhas de Scapino

As Artimanhas de Scapino tem direção do professor Newton Armani


Inspirada nos folhetins da Commedia Dell'arte e adaptada do texto de Moliére, Les Fourberies de Scapin, de 1671, a trama do espetáculo relata as impossibilidades de realização amorosa de dois casais apaixonados, separados pelas famílias devido às diferenças sociais. Na tentativa viver o amor proibido e burlar o impedimento imposto por suas famílias, os casais contam com a ajuda de dois serviçais paspalhões, encarregados de pensar artimanhas para a realização dos encontros secretos. O que dá o tom diferenciado ao espetáculo é sua proposta inusitada, que converge linguagens artísticas diversas, com elementos circenses, acrobacias e música ao vivo.


A trupe

O Grupo PlenLuno Teatro foi criado em 2009 pelo estudante de Artes Cênicas, Jonathan Sena, e a graduada também no curso, Alinne Mendes, artistas que possuem vasta experiência na produção cênica, mas que buscaram, por meio do projeto, ampliar a prática profissional junto a outros artistas. Conhecido no cenário goiano, o grupo já realizou apresentações em diversos eventos, além de intervenções e performances de rua e atuou em projetos em escolas. Os trabalhos envolvem a aproximação de linguagens artísticas do circo e da música, habilidades transversais e vivências múltiplas.

As Artimanhas de Scapino