Minicurso: Oficinas Criativas - os “talleres” de Barrientos-Rastrojo com crianças e jovens

Evento

/e/14401-minicurso-oficinas-criativas-os-talleres-de-barrientos-rastrojo-com-criancas-e-jovens

: Miniauditório da Faculdade de Educação

: 19 de Julho 2019 às 19:00

O prof. José Barrientos-Rastrojo, da Universidade de Sevilla (Espanha), estará na Universidade Federal de Goiás (UFG) para participar de uma visita em escolas de comunidade de risco em Goiânia-GO, no período de 19 a 24 de agosto de 2019, e desenvolver oficinas com crianças e jovens, buscando observar a realidade goianiense e a capacidade de pensamento crítico e criativo dos alunos. Barrientos-Rastrojo é consultor internacional do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia para Crianças e Adolescentes, coordenado pelo Prof. Dr. Wilson Alves de Paiva da Faculdade de Educação. 

Segundo Barrientos-Rastrojo, o conhecimento não pode ser algo que alguém adquire do mundo exterior de forma pronta e acabada. Mas, pelo contrário o conhecimento é a combinação de todas as coisas apreendidas pelo sujeito. Significa um entrelaçamento de coisas que são transmudadas, transformadas e geradas internamente no individual de forma autossuficiente. Ou seja, diante das informações e experiências vividas, não serão elas o fator determinante para que o indivíduo exerça seu poder de realizar melhores decisões diante da vida, muito menos produzirão uma melhor compreensão da realidade. “Então, o que resta a nós educadores é melhorar as competências racionais dos alunos, pois isso levaria ao enriquecimento de suas habilidades de articular coerentemente uma concepção de verdade, capaz de perante a realidade contextualizada ter um filtro mental para exercer o julgamento acerca do que é melhor para si mesmo e para toda a sociedade”, afirmou Barrientos-Rastrojo. 

As crianças e jovens de comunidade de risco convivem muito de perto com a violência, a degradação, a falta de atenção a suas necessidades básicas e, muitas vezes, com o abandono afetivo, emocional e físico. Neste cenário, Barrientos-Rastrojo deseja apresentar ferramentas que poderão ser utilizadas pelos alunos para potencializar o pensamento crítico e criativo. O professor realizará, ainda, uma conferência aberta ao público no dia 19 de agosto, às 19h, no miniauditório da Faculdade de Educação. Confira a programação completa

Categorias : destaque