Recital promove encontro da música moderna brasileira e francesa

Evento

/e/13391-recital-promove-encontro-da-musica-moderna-brasileira-e-francesa

: Centro Cultural UFG

: 04 de Agosto 2015 às 20:00

O Centro Cultural UFG recebe na terça-feira (4/8), às 20h, o Duo Alexander-Soares, com um recital de obras para violino e piano, em uma noite dedicada a vertentes da música moderna brasileira e francesa. Formado pelo violista norte-americano James Alexander e pela pianista goiana Luciana Soares, o duo traz em seu repertório composições dos renomados Heitor Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Ernest Chausson e Claude Debussy. A apresentação tem entrada franca.

Os musicistas, residentes na Nicholls State University, nos Estados Unidos, deram início ao projeto em 2005 e, desde então, têm se apresentado juntos em casas de concerto do Brasil, Estados Unidos e países da Europa. Em 2012, o trabalho do duo foi transformado em um CD, intitulado The Sonatas for Violin and Piano by Liduino Pitombeira. O álbum foi lançado pelo selo americano Centaur Records e tem a colaboração do compositor cearense Liduino Pitombeira.

Duo Alexander-Soares no Centro Cultural UFG

James Alexander - violino

Violinista norte-americano, segue carreira internacional como professor, solista e camerista. Atualmente, lidera o programa de cordas na Nicholls State University, no qual ensina violino, viola e música de câmera. Após atuar profissionalmente como músico de orquestra e camerista na Europa, James Alexander retornou aos Estados Unidos como artista residente, lecionando violino na Louisiana State University, por nove anos. Foi convidado a lecionar no Simpósio de Quarteto de Cordas,em Ernen, na Suíça, onde continuou a se apresentar como professor e violinista. James Alexander é diretor da série Pelican State de música de câmera e desde 2013 integra o quadro de professores do Festival de Música de Santa Catarina (Femusc).

 

Luciana Soares - piano

Pianista goiana premiada nos Estados Unidos e no Brasil, apresenta-se frequentemente como solista e camerista, em salas de concertos dos dois países. Atualmente é professora associada de música na Nicholls State University, nos Estados Unidos, única universidade estadual de Louisiana com a denominação All-Steinway School. Além de lecionar e tocar uma variedade de repertórios, do barroco ao contemporâneo, a pianista se dedica à sica brasileira com a apresentação de palestras e recitais em universidades, séries de concerto e conferências nos Estados Unidos. Seu CD solo, Brasileira: Piano Music by Brazilian Women, foi lançado pelo selo Centaur Records. Luciana Soares colabora frequentemente com artistas no sul dos Estados Unidos e foi nomeada Artista Steinway em 2012.