Hospital das Clínicas realiza jornada sobre Violência
Evento
/e/13328-hospital-das-clinicas-realiza-jornada-sobre-violencia: Auditório FEN/Fanut
: 16 de Fevereiro 2017 às 13:30
O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital das Clínicas da UFG/EBSERH realiza nesta quinta-feira (16/2), em parceria com o Núcleo de Prevenção à Violência e Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, a I Jornada sobre Violência do HC-UFG/EBSERH: Impacto das Violências Interpessoais e Desafios para a Saúde. O evento ocorrerá às 13h30, no auditório das Faculdades de Enfermagem (FEN) e Nutrição (FANUT) da UFG.
O evento faz parte da programação da Disciplina Seminário de Atenção a Vítima de Violência, coordenada pela assistente social Ma. Lucineide Ferreira de Sá Antunes e a psicóloga Jane Andrade Sinimbu, especialista em Psicologia da Saúde Hospitalar. A disciplina está integrada ao currículo obrigatório do Programa de Residência Multiprofissional de Saúde HC/UFG/EBSERH, ministrada aos residentes de primeiro e segundo ano do Eixo Materno Infantil.
Duas palestras serão ministradas na jornada. A primeira, cujo tema será “Impacto da Violência na Saúde das Pessoas: Panorama Nacional e o Papel do Setor de Saúde no enfrentamento das Violências”, será ministrada pela médica sanitarista Marta Maria Alves da Silva. A segunda palestra será ministrada pela neuropediatra Maria das Graças Brasil, que falará sobre “Violência e o desenvolvimento infantil”.
Segundo as coordenadoras do evento, Lucineide Antunes e Jane Andrade Sinimbu, essa atividade tem o objetivo de refletir e reorganizar o serviço de atenção à pessoa em situação de violência encaminhada ao Hospital das Clínicas da UFG. O evento contará com a presença de autoridades envolvidas com o assunto, como a coordenadora da Área Técnica de Vigilância e Prevenção de Violências e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Cheila Marina Lima; coordenadora do Núcleo de Prevenção de Violências e Promoção da Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, Maria de Fátima Rodrigues; chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, Flúvia Amorim; secretária municipal de saúde de Goiânia, Fátima Mrue; e a deputada estadual Adriana Accorsi.
Também foram convidados para a jornada a Promotoria da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado de Goiás; Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA); Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM); Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), Faculdades de Medicina, Psicologia e Odontologia da UFG.
O Hospital das Clínicas da UFG é um dos 39 hospitais universitários federais atualmente administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.