Os 50 anos do Golpe de Estado
Evento
/e/11829-os-50-anos-do-golpe-de-estado: Salão Nobre da Faculdade de Direito
: 03 de Abril 2014
Ciclo de debates terá a participação do professor Pedro Célio e da ativista Kelly Gonçalves para discutir os bastidores do golpe militar brasileiro
No dia 03 de abril (quinta-feira), o Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás será palco do ciclo de debates Os 50 anos do Golpe de Estado. O evento começará às 19 horas e terá a participação da ativista Kelly Gonçalves, do Fórum Goiano de Mulheres e do Fórum Honestino Guimarães - Ditadura nunca mais, e do professor Pedro Célio Alves Borges, da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da UFG. Na ocasião, serão entregues certificados de participação em atividade acadêmica extracurricular de três horas para os participantes.
O evento é organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos (NDH) da UFG, em parceria com o Fórum Honestino Guimarães - Ditadura nunca mais, com o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e o Programa Interdisciplinar em Direitos Humanos, ambos da universidade.
Durante a programação, também será apresentada a nova coordenação do NHD: Angelita Pereira de Lima (FIC/UFG); Marisa Damas Vieira (MA/UFG); Douglas Pinheiro (CCG/UFG); Luciene de Oliveira Dias (FIC/UFG); Flávio Pereira Diniz (Ciarq/UFG) e Vanessa Helena Santana Dalla Déa (FEF/UFG).
OS 50 ANOS DO GOLPE DE ESTADO
Após cinco décadas, o Brasil ainda não concluiu um processo de reconciliação nacional capaz de superar os traumas causados pelo regime ditatorial implantado com o Golpe de 64. A população ainda desconhece boa parte dos diferentes atores e forças políticas que apoiaram e viabilizaram o golpe. Diante deste cenário, o NDH se une a outras instituições da sociedade civil organizada para transformar o marco dos 50 anos do Golpe de Estado numa oportunidade de resgate de memória, de compreensão dos fatores econômicos, políticos, sociais e culturais que ameaçam, na atualidade, a democracia.