I Seminário Pensando os Museus Municipais de Arte

Evento

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: Auditório da Faculdade de Direito da UFG

: 13 a 16 de Maio 2013


O Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) promove anualmente a Semana Nacional de Museus para celebrar o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio. Para este ano, a 11ª edição da Semana Nacional de Museus propõe um circuito de atividades realizadas em instituições museológicas de todo o país em torno de um mesmo tema: “Museu (Memória + Criatividade) = Mudança Social”. E é partindo desta temática que o Museu de Arte de Goiânia (MAG) promove pela primeira vez em Goiânia, de 14 a 17 de maio, um amplo debate por meio de um seminário multidisciplinar - reunindo museólogos, historiadores, educadores, artistas, curadores e comunidade em geral - para repensar a missão dos museus municipais de arte e reformular suas práticas museológicas a partir de três pontos fundamentais: Exposição, Educação e Publicação.

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 14/05 – terça-feira
8h às 11h - O artista e o museu - tensões e negociações
Local: Auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (Praça Universitária)
• José Cesar Teatini de Souza Clímaco – Espaços institucionais e criação artística.
• Juliano Moraes - O artista e o museu: uma relação tensa.
• Glayson Arcanjo de Sampaio – O museu como espaço de produção e criação.
Mediação: Raul Moreira

Dia 15/05 – quarta-feira
8h às 11h - Coleção, Colecionador e Museu - a missão, a conservação, a ação educativa, as políticas e o planejamento dos museus municipais.
Local: Auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (Praça Universitária) •
Ivanilda Aparecida de Andrade Junqueira – A importância da ação educativa.
• Manuelina Maria Duarte Cândido – A missão, as políticas e o planejamento nos museus municipais.
• Michel Platini Fernandes da Silva - Coleção, Colecionador e Museu.
Mediação: Maria Lúcia Vaz

Dia 16/05 – quinta-feira
8h às 11h - Coleções museológicas – a formação dos acervos, conservação, exibição e crítica.
Local: Auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (Praça Universitária)•

Galdêncio Fidelis - O Labirinto Incompleto: Conservação e Exibição de Obras de Coleções Museológicas

• Bárbara Lopes - Instituições museológicas: uma abordagem pluralista.

• Elyeser Szturm - O Artista, o museu e a crítica de arte.

• Mediação: Enauro de Castro

16h às 17h - Encontro de artistas locais com Gaudêncio Fidelis
Local: Museu de Arte de Goiânia

Dia 17/05 – sexta-feira
8h às 11h - Acervos municipais – história, memória, práticas documentárias, estratégia de montagem e exibição permanente.
Local: Auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (Praça Universitária)

• Émerson Dionísio - História da arte, acervos e memória.
• Cayo Honorato - Mediação e práticas documentárias.
• Nilton Campos – Museus de arte municipais, acervos e estratégias para a montagem de exibições permanentes.

• Mediação: Enauro de Castro

PALESTRANTES

Bárbara Lopes – É mestranda do programa de pós-graduação em artes visuais do Instituto de Artes da UFRGS (área de concentração: história, teoria e crítica); possui graduação em História (bacharelado e licenciatura) e Artes Visuais (bacharelado – Artes Plásticas) pela Universidade Federal de Goiás (2006 e 2010).

Cayo Honorato - É Doutor em Educação, na linha de Filosofia e Educação, pela FE/USP, com pesquisa financiada pela FAPESP; Mestre em Educação, na linha de Cultura e Processos Educacionais, pela FE/ UFG, com pesquisa financiada pelo CNPq; Especialista em Arte Contemporânea e Bacharel em Artes Visuais pela FAV/ UFG. Também foi bolsista do PDEE (doutorado sanduiche) da CAPES na Universidade de Granada, Espanha. Foi professor na Escolar Guignard da UEMG (Belo Horizonte/ MG); consultor para a elaboração do Projeto Pedagógico do curso de Artes Visuais do Centro Universitário Senac (São Paulo/ SP); orientador no curso de especialização à distância em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas da UnB (Brasília/ DF); professor substituto na FAV/UFG (Goiânia/ GO). Atualmente, é consultor do Educativo do Museu da Pampulha, em Belo Horizonte; professor convidado na Universidade Positivo, em Curitiba; e integrante do Grupo de Crítica do Centro Cultural São Paulo, onde também desenvolve, em 2011, o projeto Mediação como [Prática Documentária], selecionado por edital.

Elyeser Szturm – É Artista plástico e Doutor em Arte pela Université de Paris 8. Expõe regularmente desde 1974. Entre seus principais trabalhos estão “Chuva”, vídeoinstalação, 1998, prêmio de Viagem ao Exterior do XVI Salão Nacional da Funarte, “O sonho de Jacob”, vídeoinstalação, 2000, prêmio no VII Salão Da Bahia, “Terremoto”, vídeoinstalação, 2001, apresentada nos 50 Anos da Bienal de São Paulo. “Retorno dos pastos”, 2010, intervenção na paisagem, apresentada na exposição “Brasília, síntese das artes” no CCBB Brasília e “Camuflagem” no projeto Galeria Aberta, Jardim Botânico de Brasília, 2012. Individuais em São Paulo, 2002, Rio de Janeiro, 2000, Paris, 1992, Brasília, 2001 e 2006, entre outras.

Émerson Dionísio – É Mestre em História da Arte e da Cultura pela UNICAMP; Doutor em História pela Universidade de Brasília e professor do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade de Brasília; possui graduação em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995); Professor Adjunto do Departamento de Artes Visuais, Instituto de Artes da Universidade de Brasília; professor consorciado do Curso de Museologia na mesma universidade e editor-chefe de Revista Museologia & Interdisciplinaridade.
Gaudêncio Fidelis – É atual Diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS); Mestre em Arte pela Universidade de Nova Iorque (NYU) e Doutor em História da Arte pela Universidade do Estado de Nova Iorque (SUNY); Foi diretor do Instituto Estadual de Artes Visuais do Rio Grande do Sul e fundador e primeiro diretor do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. É autor dos livros “Dilemas da matéria: procedimento, permanência e conservação em arte contemporânea” (MAC-RS, 2002), e “Uma história concisa da Bienal do Mercosul" (Fundação Bienal do Mercosul, 2006); foi curador-adjunto da 5ª Bienal do Mercosul e curou a exposição especial Fronteiras da Linguagem, que levou para Porto Alegre a obra dos artistas Ilya e Emilia Kabakov, Stephen Vitiello, Marina Abromovic e Pierre Coulibeuf. Realizou a curadoria de exposições para diversas instituições e centros culturais como Fundação Iberê Camargo, Santander Cultural, Fundação Bienal do Mercosul, Oi Futuro, Museu de Arte do RS, Museu de Arte Contemporânea do RS entre outras.

Glayson Arcanjo de Sampaio – É Mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008); graduado em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Uberlândia (2006); professor Assistente da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenho, Processos de criação, aproximações Imagem-Texto, Arte e Cultura popular.

Ivanilda Aparecida de Andrade Junqueira – É Doutora e Mestre em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia. Ocupou, no período de 2005 a 2010 o cargo de Historiadora da Universidade Federal de Uberlândia, atuando nos setores de Arquivo e Restauro do Centro de Documentação e Pesquisa em História/UFU-CDHIS. Foi professora da Faculdade Católica de Uberlândia ministrando disciplinas nos cursos de História e Pedagogia, no período de 2007 a 2010. É professora adjunta do Curso de Museologia da Universidade Federal de Goiás, atuando na Faculdade de Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Integra os grupos de Pesquisa CNPq: POINT: Política, informação e novas tecnologias; Estudos Urbanos e Culturais e o Núcleo de Pesquisa e Estudos em História, Cidades e Trabalho.José César Teatini de Souza Clímaco - Doutor em Bellas Artes - Universidad Complutense de Madrid (1995). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1973), e em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (1978). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Goiás. Como artista dedica-se a gravura, impressao, colagem, matrizes de plástico e trabalhos em papelão.

José César Teatini de Souza Clímaco – É Doutor em Bellas Artes - Universidad Complutense de Madrid (1995) graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1973), e em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (1978). Atualmente, é professor titular da Universidade Federal de Goiás. Como artista, dedica-se a gravura, impressão, colagem, matrizes de plástico e trabalhos em papelão.

Juliano Ribeiro Moraes – É Mestre em Artes pela Universidade de Brasília (2009); graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (2003). Lecionou como professor substituto na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (2009-1010). Artista plástico desde 1989. Possui experiência na área de Artes, com ênfase em Artes visuais, atuando principalmente em poéticas contemporâneas.

Manuelina Maria Duarte Cândido – É Doutora em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2012, Lisboa - Portugal); Mestre em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2004); Especialista em Museologia pela Universidade de São Paulo (2000); graduada em História pela Universidade Estadual do Ceará (1997). É Professora Assistente II da Universidade Federal de Goiás (UFG), na disciplina Museologia e membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM). Participou da Diretoria da ANPUH-CE. Participa do Instituto Praeservare (Preservação do Patrimônio Cultural). É ex-gestora do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) e ex-coordenadora da ação educativa do Centro Cultural São Paulo.

Michel Platini Fernandes da Silva – É Mestre em Museologia e Patrimônio pelo PPG-PMUS da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCT); graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); professor assistente do curso de Museologia da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG). Foi Diretor Técnico do Museu da Imagem e do Som do Ceará (2009-2010); trabalhou como Produtor de Exposições e como Coordenador de Acervo no Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza (CE). Possui experiência em pesquisa, planejamento e montagem de exposições museológicas.

Nilton Campos – é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Ribeirão Preto, Instituição Moura Lacerda, de 1984 a 1988. Trabalha na Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto, desde 2002. Coordenador de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura. Diretor do MARP - Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi. Coordenador do SARP - Salão de Arte de Ribeirão Preto Nacional-Contemporâneo, do SABBART - Salão Brasileiro de Belas Artes de Ribeirão Preto e do Salão Nacional de Humor de Ribeirão Preto, da Secretaria Municipal da Cultura. Desenvolve para o Museu Lasar Segall de São Paulo, SP, projetos de Expografia, Programação Visual e montagens das exposições, desde 2003. É membro das Comissões de Seleção de artistas para as “Mostras dos Artistas de Ribeirão Preto” para o MARP e Casa da Cultura. Trabalha na Coordenação e preparação de ação educativa do MARP e Casa da Cultura e como Coordenador e mediador do Grupo de Estudos do MARP, encontros mensais.