III Seminário Pensar os Direitos Humanos - Saúde é Direitos Humanos ou Direitos Humanos é saúde?
Evento
/e/11208-iii-seminario-pensar-os-direitos-humanos-saude-e-direitos-humanos-ou-direitos-humanos-e-saude: Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFG
: 24 a 26 de Outubro 2012
O Seminário Pensar os Direitos Humanos, em sua terceira edição, tem como foco as relações entre saúde e direitos humanos. Com o tema Saúde é Direitos Humanos ou Direitos Humanos é Saúde?, o evento ocorre nos dias 25 a 27 de outubro de 2012, no salão nobre da Faculdade de Direito da UFG, Praça Universitária. Os interessados em participar devem preencher a ficha de inscrição disponível no sítio www.ndh.ufg.br e enviá-la para o endereço eletrônico ndh.ufg@hotmail.com. Alunos de graduação e pós-graduação pagam R$ 20,00 e profissionais R$ 40,00.
Na programação, disponível abaixo, haverá palestra com a professora Maria Helena Barros de Oliveira, da Ensp e FIOCRUZ, mostra audiovisual sobre Direitos Humanos, e apresentação de trabalhos acadêmicos nas três linhas de pesquisa do mestrado interdisciplinar em Direitos Humanos: 1) Fundamentos teóricos dos direitos humanos; 2) Práticas e representações sociais de promoção e defesa de direitos humanos; 3) Alteridade, estigma e educação em Direitos Humanos.
O Seminário Pensar os Direitos Humanos é uma realização do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos da UFG e do seu programa interdisciplinar de pós-graduação em Direitos Humanos. Tem como propósitos fomentar o debate sobre temas relacionados aos direitos humanos; fortalecer a cooperação e a integração entre os diversos pesquisadores do núcleo; aprofundar os vínculos com outros pesquisadores e instituições relacionadas aos direitos humanos; envolver a sociedade civil no debate sobre direitos humanos, articulando pesquisas acadêmicas com a formação de cidadãos críticos nas lutas e garantias dos direitos humanos.
Sabidamente, políticas de saúde no Brasil têm funcionado de maneira precária. A própria omissão em relação a essa política setorial já implica, por princípio, a violação de uma série de direitos fundamentais, tais como o direito a um padrão de vida capaz de assegurar saúde e bem-estar, incluindo trabalho em condições justas, possibilidades de lazer, de fruição das artes e culturas, bem como acesso a cuidados médicos especializados. Discutir tais questões, nesse contexto, também é um dos propósitos dessa terceira edição do evento.
Mais informações podem ser obtidas nos telefones 3209-6022 e 3209-6026.
Programação
25 de outubro – 5ª feira
19:00 – Cerimônia de abertura
19:30 – Conferência Saúde e Direitos Humanos: um campo em construção
26 de outubro – 6ª feira
09:00 / 12:00 – Mostra Audiovisual de Direitos Humanos
14:00 / 16:00 – Reuniões dos GTs
16:30 / 18:30 – Reuniões dos GTs
19:30 – Mesa-Redonda: Políticas Públicas de Saúde e Direitos Humanos
27 de outubro - sábado
09:00 / 11:00 – Reuniões dos GTs
11:30 / 12:00 - Avaliação